Pular para o conteúdo
Início » Jerônimo embarca para Europa, sua quarta viagem internacional em apenas 17 meses de gestão

Jerônimo embarca para Europa, sua quarta viagem internacional em apenas 17 meses de gestão

Nos próximos sete dias, Estado será comandado pela presidente do TJ-BA, Cynthia Resende, que assumiu como governadora em exercício neste sábado

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) embarcou, na noite deste sábado (11), para uma missão oficial na Europa. Com outros governadores do Nordeste, o petista passará pelas metrópoles Roterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e Berlim (Alemanha) para discutir questões ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região. Também participarão representantes do Consórcio Nordeste e da Apex Brasil.

Esta é a quarta viagem internacional do governador em apenas um ano e cinco meses de mandato. Em abril do ano passado, o petista embarcou para China e Emirados Árabes. Já em dezembro, ele foi para Dubai e, em fevereiro deste ano, esteve na Espanha. Nos próximos sete dias, o Estado será comandado pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Resende que, desde a manhã deste sábado (11), assumiu como governadora em exercício. A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), em Salvador.

“Vamos participar do maior evento de energias renováveis do mundo, mas também estamos levando projetos para que a gente possa apresentar à Europa e ao mundo o potencial que nós, do Nordeste, e em especial da Bahia, temos pra atrair investimentos das indústrias e das empresas produtoras de energias renováveis”, destacou o governador.

Segundo Jerônimo, a viagem com governadores brasileiros vem acontecendo desde 2023 como forma de ampliar os investimentos em energia renovável no país. O petista afirmou que o projeto tem sido incentivado pelo Governo Federal para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. 

“O presidente Lula reabriu o processo de construção dessas linhas que transmitem energia para todo o país. Então, isso nos permitiu a possibilidade de negociar com as empresas internacionais para que possam se instalar em nossos estados e assim produzir energias eólica e solar, hidrogênio verde, e a gente fortalecer nosso potencial de produzir energia”, destacou.

Em setembro do ano passado, os governadores nordestinos assinaram parceria com o Banco Mundial para o avanço na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando o Nordeste como centro de economia sustentável. Em novembro, o Consórcio apresentou à ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proposta para criação do Fundo Caatinga, que destinaria recursos para a preservação do bioma. Na ocasião, ficou acertado que possíveis formatos para o fundo serão avaliados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras organizações. 

Já em fevereiro deste ano, o Consórcio assinou documento denominado “Carta de Natal”, reafirmando o compromisso do grupo em atuar de maneira eficiente para mitigar os efeitos provocados pela mudança do clima. Após a apresentação no ano passado, o Consórcio e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA) formalizaram, em abril deste ano, a criação do Fundo Caatinga com aval para o avanço em suas implementações.

Resultados de missões internacionais

Uma das principais conquistas obtidas a partir da primeira missão na China e Emirados Árabes, em abril do ano passado, foi o início da construção das instalações das três futuras unidades da montadora chinesa BYD. O investimento de R$ 5,5 bilhões, iniciado no Polo Industrial de Camaçari, vai gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, ocupando a lacuna deixada pela Ford. Também houve a assinatura, com a empresa Acelen, de um memorando de entendimentos e plano de investimentos. Serão aplicados cerca de R$ 12 bilhões na Bahia, nos próximos 10 anos, para a produção de combustíveis de fontes renováveis, especialmente o diesel verde e o querosene de aviação.

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Jerônimo lançou, em dezembro do ano passado, o 1º Atlas do Hidrogênio Verde (H2V) do mundo durante a COP 28 – Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU). A ocasião também proporcionou a apresentação do potencial da Bahia para a produção de energia limpa a investidores internacionais. 

Em fevereiro deste ano, na Espanha, Jerônimo Rodrigues conheceu uma estação de abastecimento, com H2V, de veículos do transporte metropolitano de Barcelona e visitou o Centro de Referência em Tecnologia de Hidrogênio Verde (CER-H2) da Universidade Politécnica da Catalunha, visando parcerias tecnológicas e científicas. O H2V, que será produzido na Bahia, atenderá aos tradicionais mercados de fertilizantes, refino e outros usos (gases industriais e hospitalares), e a novos mercados, nos segmentos de transporte, geração elétrica, armazenamento de energia, processos industriais, transportes pesados, aviação, aquaviário, siderurgia e fertilizantes.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jerônimo Rodrigues (@jeronimorodriguesba)

Leia também: 

Jerônimo transmite cargo e Cynthia Resende assume como governadora em exercício

Presidente no TJ-BA assume cargo de governadora interina após recusa de Adolfo Menezes

Na Espanha, Jerônimo articula acordo com centro de pesquisa em hidrogênio verde

Marcações: