Jerônimo diz ter ‘coragem’ de romper contrato com chineses, mas aponta ‘firmeza’ do consórcio da ponte Salvador x Itaparica
Governador disse ter mediado um ‘bom ajuste’ com empresários durante reunião no Palácio do Planalto
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quinta-feira (4), ao ser questionado sobre um possível incômodo com o ritmo lento da construção da ponte Salvador x Itaparica, que tem “coragem” de romper o contrato com o consórcio chinês responsável pela obra, assim como ocorreu com o VLT. Apesar da afirmativa, o petista disse ter sentido “firmeza” nos responsáveis pela construção durante reunião realizada, nesta última quarta-feira (3), no Palácio da Planalto.
“O que é que eu imaginei? Se a ponte continuar também nesse perfil, eu terei a coragem de fazer assim [romper]. Só que retomou-se. A ida do ministro Rui, do ministro Geraldo Alckmin à China, gerou uma reunião com o staff do governo Xi Jinping. Isso fez com que nós tivéssemos a presença das empresas com mais calor aqui. Vocês já viram e estão acompanhando, já tem balsas maiores, já começando a fazer sondagem de média a alta profundidade“, afirmou durante o lançamento do plano Safra, no Parque de Exposições, em Salvador.
Conforme Jerônimo, a reunião envolveu os chineses e a Casa Civil, além do governo baiano. “Nós mediamos um bom ajuste”, adiantou o petista.
Segundo ele, nos próximos 30 ou 40 dias, haverá uma resposta sobre a demanda do consórcio ao governo estadual. “Uma resposta sobre o desdobramento do que eles demandam para a gente e do que nós podemos fazer. Já senti uma firmeza melhor no posicionamento dos chineses em relação ao interesse de fazer a ponte. O presidente da CCCC, que é o líder do Consórcio, chegou a registrar ontem que o tempo maior que ele está usando, é na ponte de Salvador x Itaparica, e que ele tem ordem, não disse de quem, para poder cuidar de que a ponte saia”, afirmou o governador.
O gestor estadual lembrou ainda que no mês de novembro, o G20 será realizado em Salvador, e que seria “ruim” que o presidente chinês, Xi Jinping, não visse andamento na construção da ponte. “Em novembro, o encontro do G20 acontecerá e o Xi Jinping vai estar aqui. O Lula teve lá duas vezes e pediu a ele que ajudasse a gente a fazer a ponte. Vai ficar ruim se o Xi Jinping vier a Salvador, por exemplo, e não ver nada da ponte”.
O petista também ressaltou que tem trabalho em prol do compromisso firmado com os chineses e reiterou que os mesmos possuem “responsabilidade com a Bahia”. “Primeiro é isso, tem um contrato assinado. Eles têm responsabilidade com a Bahia, assinaram um contrato e estão pedindo correções por conta da pandemia. E é justo que eles pedem. Não tá errado, só queremos saber que valor é, que tamanho é. Tenho fé que a gente vai resolver isso”.
VLT
Ao comentar a questão envolvendo a ponte, Jerônimo também se recordou das tratativas envolvendo o VLT. Ele lembrou que não havia percebido andamentos na obra, e foi realizada uma nova licitação.
“Ontem, inclusive, nós assinamos, perante o TCU, assinamos um acordo de compras dos trens, possivelmente uma parte de trilhos, para que a gente possa ganhar tempo. Para quando os trilhos estiverem instalados, se a gente fosse licitar novos trens, seriam mais dois, três anos. Nós já temos os trens, com fé em Deus, ano que vem aqui. Então nós ganhamos tempo, economizamos, acompanhado pelo TCU, pelo TCE, pelas procuradorias gerais de estado, do Mato Grosso e da Bahia. E o TCU subscrevendo tudo”.
Confira a declaração na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Isaac alimenta desejo de ser pré-candidato da base de Jerônimo em Juazeiro
Jerônimo revela conversa com Lula para “trazer o governo brasileiro para a Bahia” no 2 de Julho
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Senacon suspende publicidade de apostas online para crianças e adolescentes
PL que aumenta cotas no serviço público de 20% para 30% é aprovada na Câmara
Últimas Notícias
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA
Policial preso por planejar assassinato de Lula e Moraes é baiano de Salvador
Wladimir Matos Soares tem uma trajetória de 22 anos de atuação na PF e protagonizou momentos de destaque e polêmicas