Itamaraty e Gleisi rebatem ataques de vice-secretário de Trump ao STF e à soberania do Brasil
Sem citar Alexandre de Moraes, diplomata afirmou que ministro teria acumulado autoridade excessiva, prejudicando relacionamento bilateral
Joédson Alves/Agência Brasil
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e a Secretaria de Relações Institucionais rechaçaram com veemência as declarações do vice-secretário do Departamento de Estado norte-americano, Christopher Landau contra o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro. A publicação, feita no último sábado (9), foi considerada pelo governo brasileiro como um ataque direto à soberania nacional e à democracia.
Número dois do Departamento de Estado — equivalente ao Itamaraty norte-americano — Landeu escreveu nas redes sociais que “um único ministro do STF usurpou poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes”. Sem citar diretamente o ministro Alexandre de Moraes, o diplomata afirmou que um magistrado teria acumulado autoridade excessiva, prejudicando o relacionamento bilateral. As informações são da Agência Brasil.
Itamaraty destaca ofensiva recorrente contra Brasil
Em nota oficial, o Itamaraty classificou a manifestação de Landau como “um novo ataque frontal à soberania brasileira e a uma democracia que recentemente derrotou uma tentativa de golpe de Estado e não se curvará a pressões, venham de onde vierem”. A pasta ressaltou que esta foi a segunda manifestação hostil do governo dos Estados Unidos em apenas 3 dias. Na sexta-feira (8), o governo brasileiro já havia manifestado sua indignação à Embaixada dos EUA, repudiando as reiteradas interferências em assuntos internos do país.
“O Governo brasileiro manifestou ontem [sexta-feira, 8] à Embaixada dos Estados Unidos seu absoluto rechaço às reiteradas ingerências do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil, e voltará a fazê-lo sempre que for atacado com falsidades como as da postagem de hoje [sábado, 9], disseminadas pelo subsecretário de Estado, Christopher Landau”, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.
Gleisi chama fala de “gravíssima ofensa”
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também reagiu com dureza. Em publicação nas redes sociais, chamou a postagem de Landau de “arrogante” e de “gravíssima ofensa” ao Brasil, ao STF e à verdade.
“Quem tentou usurpar o poder em nosso país foi Jair Bolsonaro. Quem está tentando destruir a relação histórica entre os dois países é a família Bolsonaro, estimulando Donald Trump com o tarifaço e sua chantagem contra o Judiciário brasileiro”, afirmou Gleisi.
A ministra reforçou que os Poderes da República estão unidos para rechaçar a tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023 e que o Brasil cumpre plenamente sua Constituição. “Se querem mesmo restaurar uma amizade histórica, comecem por respeitar a soberania do Brasil, de nossas leis e Justiça, e parem de apoiar o golpista que tentou destruir nossa democracia”, completou.
Publicação repercutiu na Embaixada dos EUA
Originalmente escrita em inglês, a postagem de Landau foi traduzida para o português e repostada pela própria Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, ampliando a repercussão. O vice-secretário afirmou que “sempre é possível negociar com líderes dos Poderes Executivo ou Legislativo, mas não com um juiz”, numa clara crítica ao papel do STF no cenário político brasileiro.
Convocação de diplomata e tensão crescente
Na sexta-feira (8), o Itamaraty convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, para manifestar indignação com o tom e o conteúdo das recentes postagens de autoridades norte-americanas. O encontro foi conduzido pelo embaixador Flavio Célio Goldman, secretário interino da Europa e América do Norte do Itamaraty.
A medida veio após outra declaração polêmica, feita na quinta-feira (7) pelo secretário de diplomacia pública, Darren Beattie, que ameaçou autoridades brasileiras ligadas a Moraes. Beattie acusou o ministro de “censura” e “perseguição” contra Jair Bolsonaro e alertou que aliados do magistrado estariam “avisados para não apoiar nem facilitar sua conduta”.
Sanções e tarifaço
Os ataques se inserem em um contexto mais amplo de tensão entre o governo de Donald Trump e o Brasil por causa de decisões do STF. Moraes é alvo de sanções financeiras impostas pelos EUA com base na Lei Magnitsky, que prevê punições por supostas violações de direitos humanos ou corrupção.
Além disso, Washington aplicou um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida com base na atuação do Supremo em processos que atingem Bolsonaro e em decisões de remoção de conteúdos e bloqueio de redes sociais e plataformas digitais de empresas norte-americanas.
Clima diplomático delicado
A escalada de declarações hostis e medidas econômicas aumenta a tensão diplomática. Para o governo brasileiro, a posição norte-americana representa não apenas uma ingerência inaceitável, mas também um risco para a relação bilateral construída ao longo de décadas. Tanto o Itamaraty quanto a Secretaria de Relações Institucionais indicam que continuarão a responder de forma firme a qualquer nova investida.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público