Hugo Motta autoriza sessões semipresenciais na Câmara dos Deputados durante a COP30
Formato temporário permitirá o exercício das atividades legislativas sem a necessidade de presença física em Brasília
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou, nesta sexta-feira (7), que o plenário da Casa funcione em regime semipresencial entre os dias 10 e 21 de novembro, quando ocorre a COP30 em Belém (PA). Com a medida, parlamentares poderão participar das votações de forma remota, utilizando o aplicativo InfoLeg.
De acordo com a Mesa Diretora, o formato temporário permitirá o exercício das atividades legislativas sem a necessidade de presença física em Brasília. A decisão deve influenciar a tramitação de propostas em pauta, como o Projeto de Lei Antifacção e o PL Antiterrorismo, que tratam do endurecimento de penas e medidas contra organizações criminosas.

Crédito: Ricardo Stuckert / PR
Deputados poderão votar remotamente
A medida atende a um pedido conjunto de líderes partidários e busca assegurar quórum para deliberações durante o período da conferência. O modelo semipresencial, já adotado em ocasiões anteriores, permite que os deputados registrem presença e votem de forma online, garantindo a continuidade das votações.
Até o momento, não há definição oficial sobre o cronograma das proposições que devem ser apreciadas no período. Hugo Motta havia informado na quinta-feira (6) que decidiria sobre a pauta até esta sexta-feira (7), mas nenhuma atualização foi divulgada. O novo formato coincide com o deslocamento de diversas autoridades para Belém.
Hugo Motta participa de abertura da Cúpula do Clima
Na abertura da Cúpula do Clima, na quinta-feira (6), o presidente da Câmara participou da sessão plenária da COP30 ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
Durante o evento, Motta destacou a aprovação de medidas legislativas voltadas à preservação ambiental. Entre elas, estão a criminalização do tráfico de animais silvestres, o aumento de punições à mineração ilegal em terras indígenas e a criação de programas de educação para prevenção de desastres climáticos.
A COP30, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), reúne líderes mundiais, parlamentares e especialistas para debater políticas de mitigação das mudanças climáticas e estratégias de desenvolvimento sustentável. A edição de 2025 marca o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais globais.
Motta anuncia Derrite como relator do PL Antifacção
Em meio à agenda da conferência, Hugo Motta anunciou, nesta sexta-feira (7), que o deputado Derrite (PL-SP) será o relator do Projeto de Lei 5582/25, conhecido como PL Antifacção, encaminhado pelo governo federal. A proposta visa instituir o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado no país e modernizar a legislação sobre o tema.
Derrite reassumiu o mandato nesta semana, após licença do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo. “Assumo com muita responsabilidade a relatoria do PL Antifacções com um objetivo claro: lutar pela severa punição daqueles que escolhem o caminho do crime organizado”, afirmou o parlamentar em suas redes sociais.
A análise do projeto e de outras propostas de segurança pública deve ocorrer durante o regime semipresencial. A expectativa é que o formato remoto mantenha o ritmo das votações e permita a apreciação de matérias prioritárias mesmo durante a realização da COP30 em Belém.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Senado aprova MP do Gás do Povo com impacto de R$ 5,1 bilhões no Orçamento; texto segue para sanção de Lula
Programa amplia alcance do vale-gás e prevê novas regras para revendas
Aleluia aponta ‘omissão’ do PT na segurança pública e diz que crime organizado impõe regras na Bahia
Ex-deputado cita atuação do crime organizado, mortes e aponta suposta falta de prioridade do governo estadual sobre o tema da segurança pública
Ação de Carnaval com Aline Patriarca agita o BBB 26 em dia de definição do paredão
Música, comida e brincadeiras marcam ação carnavalesca às vésperas da eliminação
Carballal diz que decisão sobre candidatura está nas mãos de Jerônimo e minimiza saída de Coronel da base
De acordo com o presidente da CBPM, o próprio governador já sinalizou que uma conversa sobre o cenário político ocorrerá em um 'momento adequado'
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'
Lídice articula reunião da bancada baiana com o Ministério da Agricultura para enfrentar crise do cacau
Parlamentar aponta falhas na fiscalização fitossanitária e deságio imposto por indústrias importadoras
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues