Gilmar Mendes aponta ‘incoerências’ em voto de Fux pela absolvição de Bolsonaro

Ministro declarou que, se fizesse parte da Primeira Turma, teria acompanhado o voto do relator, Alexandre de Moraes


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 16/09/2025 08:00 • Política
Gilmar Mendes aponta ‘incoerências’ em voto de Fux pela absolvição de Bolsonaro - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou, nesta segunda-feira (15), o voto do colega Luiz Fux pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no julgamento da trama golpista. As declarações ocorreram em São Paulo, durante a inauguração de um instituto de ensino do qual Gilmar é sócio, em meio à repercussão da condenação do ex-presidente pela Primeira Turma do STF.

“Eu não o vejo assim (que o projeto de Fux fortalece a anistia). Acho até, com todas as vênias, como vocês costumam dizer, que o voto do ministro Fux está prenhe de incoerências porque, a meu ver, se não houve golpe, não deveria ter havido condenação”, avaliou.

Na avaliação do ministro, votar pela condenação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o general Walter Braga Netto, e defender a absolvição de “todos os demais” parece uma “contradição nos próprios termos”.

Críticas ao voto divergente

O ministro declarou que, se fizesse parte da Primeira Turma, teria acompanhado o voto do relator Alexandre de Moraes “de maneira inequívoca”. Ele reforçou que uma eventual aprovação de anistia no Congresso seria “ilegítima e inconstitucional” e criticou a narrativa de que haveria tirania no Judiciário. “Todos sabem que não há tiranias nem ditadura no Brasil. Quem assume uma posição tirânica no STF?”, questionou em tom irônico.

Sobre as sanções aplicadas pelos Estados Unidos, Gilmar classificou a medida como “incabível” e disse não esperar novas ações do governo americano. Segundo ele, “as sanções não afetam a vida institucional do País”. As falas ocorreram após o julgamento de quinta-feira (11), quando Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, por quatro votos a um.

A decisão atingiu cinco crimes: golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A absolvição defendida por Fux foi considerada a principal surpresa do julgamento.

Gilmar Mendes rechaça possibilidade de anistia

Gilmar Mendes, por sua vez, rechaçou qualquer possibilidade de anistia. Ele disse manter diálogo com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), destacando que espera “respeito à institucionalidade” por parte do Congresso.

“Estou convicto de que a anistia é ilegítima e inconstitucional, porque trata de crime contra a democracia, uma lesão grave à cláusula pétrea da Constituição”, afirmou. Para ele, os ataques às instituições foram os mais graves desde a redemocratização.

“É preciso que uma instituição forte como o Supremo mostre a sua união e a sua fortaleza”, declarou o decano, ao comentar a importância da atuação da Corte. Ele acompanhou os debates do último dia de julgamento do chamado “núcleo crucial” da trama golpista, realizado na quinta-feira (11).

O ministro frisou que o Supremo agiu com base em investigações da Polícia Federal (PF) e denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), classificando a decisão como “segura”. Para ele, o país ofereceu “um belo exemplo para o mundo” ao punir as tentativas de golpe. “Não há tirania nem ditadura no Brasil. O que havia era uma proposta de ditadura que logramos desmantelar”, disse.

Na avaliação de Gilmar, a resposta institucional fortaleceu o Estado de Direito. Ele acrescentou que a união entre as instituições é fundamental para evitar novas ameaças como as ocorridas durante o governo Bolsonaro.

Ao comentar novamente as sanções dos Estados Unidos, Gilmar disse que elas não comprometem a soberania nacional e não devem influenciar em negociações comerciais. “Isso não tem nada a ver com política comercial”, afirmou. Para ele, é “absurdo” pedir que o Brasil libere acusados em processos regulares em troca de vantagens econômicas.

O ministro também falou sobre avanços no setor financeiro, destacando a importância de inovações digitais. Ele elogiou o Pix, apontando o sistema como exemplo de independência tecnológica, e ressaltou a urna eletrônica como instrumento que garante a segurança das eleições. “Temos outros sucessos, como a urna eletrônica, tão mal falada, mas que garante a segurança das nossas eleições. Precisamos avançar e buscar vantagens competitivas no campo digital”, declarou.

Enquanto Gilmar reforçava a necessidade de modernização, Fux havia apresentado, em seu longo voto de mais de 13 horas, críticas de ordem processual. Ele sustentou a “incompetência absoluta” do STF para julgar Bolsonaro, defendeu que o caso deveria tramitar na primeira instância e apontou cerceamento de defesa pela quantidade de dados apresentados. Na prática, acolheu os principais argumentos da defesa do ex-presidente.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses -
Política 30/01/2026 às 11:05

Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses

Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal


Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana -
Política 30/01/2026 às 10:34

Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana

Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais


Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos -
Política 30/01/2026 às 10:03

Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos

Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB


Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia -
Política 30/01/2026 às 09:32

Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia

Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso


Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro -
BBB 26 30/01/2026 às 09:01

Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro

Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas


Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo -
Cultura 30/01/2026 às 08:30

Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo

Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá


Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade -
Cidades 30/01/2026 às 08:00

Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade

Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal


85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas -
Artigos e afins 30/01/2026 às 07:45

85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas

Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.


Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira -
Cidades 30/01/2026 às 07:30

Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira

Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame


Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho -
Cidades 30/01/2026 às 07:00

Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho

Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas