Pular para o conteúdo
Início » Fux pede manifestação da União sobre extinção da dívida do Rio Grande do Sul

Fux pede manifestação da União sobre extinção da dívida do Rio Grande do Sul

Pedido de extinção integral da dívida é feito pela OAB-RS devido às enchentes; governo federal suspendeu parcelas por 36 meses

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu prazo nesta sexta-feira (17), para a União se manifestar sobre o pedido de extinção da dívida do Rio Grande do Sul. A seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) pediu a extinção integral das parcelas pendentes na esteira das enchentes que assolam o Estado.

Fux só vai tomar uma decisão após ouvir a Advocacia-Geral da União (AGU). O governo federal suspendeu a dívida por 36 meses, para ajudar o Rio Grande do Sul a se reerguer, mas a OAB defende que a medida não é suficiente e cobra uma “solução estruturante”.

A entidade de advogados pede “solidariedade federativa” e afirma que a extinção da dívida seria uma medida de “humanidade” diante da devastação causada pelas chuvas no Estado. O governador Eduardo Leite (PSDB) também afirmou publicamente que a suspensão das parcelas não é suficiente. Segundo ele, será preciso pensar em “soluções mais perenes” para o Estado.

Nesses 36 meses, não haverá incidência de juros sobre o estoque de dívida. O Rio Grande do Sul deixará de pagar R$ 11 bilhões à União, que serão destinados a um fundo para a reconstrução do Estado, segundo a proposta anunciada.

Leia também: 

Jerônimo encerra missão na Europa em encontro com entidades empresariais alemãs

Alexandre de Moraes decreta liberdade provisória ao ex-assessor de Jair Bolsonaro

ACM Neto volta a criticar Jerônimo, desta vez por falta de alinhamento com Lula