Frederico Siqueira assume Ministério das Comunicações e promete ampliação da rede 5G no Brasil
Ministro substitui Juscelino Filho, que deixou cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares
Ricardo Stuckert / PR
O engenheiro Frederico Siqueira Filho assumiu, nesta quarta-feira (7), o Ministério das Comunicações, durante cerimônia realizada em Brasília. Indicado pelo União Brasil, o novo ministro substitui Juscelino Filho, que deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares. As informações são do G1.
Durante o discurso de posse, Siqueira destacou o trabalho de seu antecessor. “Juscelino foi um grande ministro, do qual agradeço o apoio. Terei um grande desafio em suceder”, afirmou.
O novo ministro presidia a Telebras desde maio de 2023, nomeado ainda durante a gestão de Lula, e acumula mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações, sendo 21 anos dedicados à empresa Oi. É graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco.
Cerimônia contou com ministros e ex-titular da pasta
A posse reuniu diversas autoridades, incluindo os ministros Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcia Lopes (Mulheres). O ex-ministro Juscelino Filho também compareceu e discursou, reforçando os feitos de sua gestão.
“Posso dizer com tranquilidade, nós cumprimos a nossa missão. Nossa gestão foi acima de tudo sobre inclusão digital e transformar a vida das pessoas, que chega na ponta do Brasil real”, afirmou Juscelino.
Entre os destaques, citou o aumento de rádios comunitárias e o avanço na implantação da TV 3.0. “Temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica na TV e no setor, um grande saldo tecnológico democrático que vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando o seu papel como serviço gratuito, aberto e de qualidade”, disse.
Ministro promete continuidade e foco em inclusão digital
Em sua fala, Siqueira reforçou que dará continuidade às políticas públicas em andamento no Ministério. “Temos prioridades como as escolas conectadas, o norte conectado, fazer as entregas que o presidente Lula espera, sempre olhando para o interesse público”, declarou.
O novo ministro afirmou que, neste primeiro momento, não deve haver mudanças na equipe técnica da pasta. “A nossa ideia, agora, é acelerar as entregas, por isso que a gente precisa manter um time extremamente qualificado, que foi construído até então, para que a gente possa acelerar, entregar a política pública de inclusão digital, que foi a missão que o presidente Lula nos deu”, disse.
Entre os projetos destacados estão a expansão da rede 5G e o programa Escolas Conectadas. “Essa é uma agenda que não é só da tecnologia, mas que é fundamentalmente social porque tem impacto direto na vida de cada pessoa”, pontuou o ministro.
TV 3.0 é aposta para transformação da TV aberta
Siqueira também mencionou o potencial da nova tecnologia da TV 3.0. Com ela, a escolha de canais será substituída por aplicativos com conteúdos ao vivo ou sob demanda, e a navegação será mais interativa. A qualidade de imagem pode chegar a 8K, com som imersivo e recursos de acessibilidade.
A nova plataforma também permitirá conexão direta com serviços públicos e poderá gerar novos modelos de negócios, como publicidade personalizada e comércio eletrônico via TV. Para viabilizar essa transição, será necessário o desenvolvimento de equipamentos e conversores para integração com a internet.
O avanço tecnológico foi enaltecido pelo presidente Lula em evento realizado em abril. “Vem aí a TV 3.0, um sistema que vai promover o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Com isso, a população brasileira terá acesso a uma televisão de última geração, com imagens e som de altíssima definição. Isso significa mais informação e mais qualidade para os brasileiros”, declarou.
Indicação técnica e nomeação após recusa
Frederico Siqueira foi escolhido para o cargo após o deputado Pedro Lucas (União-MA) recusar o convite para assumir o Ministério. Sua nomeação foi anunciada no fim de abril, sendo uma indicação técnica do União Brasil.
O presidente do partido, Antonio de Rueda, não compareceu à posse por motivo de saúde, segundo assessoria. Com a saída de Siqueira da Telebras, quem deve assumir a presidência da estatal é o atual diretor Técnico-Operacional, André Leandro Magalhães.
Siqueira encerrou o discurso reiterando que o Ministério das Comunicações seguirá em sintonia com políticas voltadas aos mais vulneráveis.
“Internet é hoje uma condição de infraestrutura básica de desenvolvimento do país para acesso à educação, à saúde, o trabalho e para o pleno exercício da cidadania. Por isso, o Ministério das Comunicações precisa estar sempre em sintonia com as políticas públicas que priorizam os mais vulneráveis”, concluiu.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva