Pular para o conteúdo
Início » Folha do funcionalismo público equivale a 10,5% do PIB

Folha do funcionalismo público equivale a 10,5% do PIB

Em 32 anos, número de contratados cresceiu 123%, ante 95% na iniciativa privada segundo estudo do Ipea

Estudo divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Ipea mostra que, entre 1986 a 2017, o número de vínculos no funcionalismo público cresceu 123%. O total de servidores subiu de 5,1 milhões para 11,4 milhões. No mesmo intervalo, o crescimento do trabalho formal na iniciativa privada ficou em 95%. Em 2017, segundo o mesmo estudo, foram desembolsados R$ 750,9 bi para arcar com a folha do setor público, correspondente a 10,5% do PIB.

“Apenas um em cada dez servidores públicos, porém, é da esfera federal. O aumento no funcionalismo público observado na série de dados está concentrado nos municípios. No período analisado, o número de vínculos municipais aumentou 276%”, esclareceu o Ipea, em nota.  Essa expansão ficou em 50% (estados) e 28% na União. Os dados integram o estudo Atlas do Estado Brasileiro.

O levantamento mostrou também que houve aumento na escolaridade dos servidores públicos, em todos os níveis da administração. Em 2017, 47% dos servidores públicos do país possuíam nível superior completo (bem acima dos 19% com esse nível de escolaridade em 1986).

A plataforma do Atlas do Estado Brasileiro tem a maior série histórica de remuneração do setor público nesses 32 anos. “A nova versão do Atlas do Estado Brasileiro não é apenas uma atualização da plataforma. Há novos dados, além de mudança no layout e na usabilidade da ferramenta, que possibilita fazer uma análise bem detalhada do setor público no país”, disse um dos coordenadores do projeto e pesquisador do Ipea, Felix Garcia Lopez.

Marcações: