Pular para o conteúdo
Início » Estado entrega nova tecnologia que atua em conjunto com a SSP e Uber

Estado entrega nova tecnologia que atua em conjunto com a SSP e Uber

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Motorista do veículo podem acionar os agentes de segurança pública através do próprio aplicativo

Na manhã desta quarta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou, um convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública e a Uber para que o software de emergência da plataforma seja conectado diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle da SSP.

A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e entre outras autoridades.

Na ocasião, Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância desse avanço para os motoristas de aplicativo. No momento, a entrega da nova tecnologia é designada para a plataforma Uber, podendo se estender para outras categorias como mototaxistas e taxistas. 

“Essa é uma experiência que já é desenvolvida em outro estado, e por conta disso, a segurança pública e o secretário Felipe dialogando com a Uber na direção do ‘Bahia pela Paz’ trouxe e nós construímos isso. A intenção nossa é dialogar com outros aplicativos e criar também plataformas para os diversos aplicativos de transporte, nesse caso o banco de dados é da Uber, a gente não pode explorar respeitando o contrato que nós fizemos. Mas também quero dialogar com os taxistas e ver uma fórmula de mototaxista também está na nossa lista com esse tipo de proteção mesmo sabendo a dificuldade, porque o motorista de Uber, ele afixando o celular em um local ele pode fazer isso, os mototaxistas também poderão fazer isso. Vamos criar uma forma para que a gente possa fazer isso com todos os aplicativos e também com aqueles que não são de aplicativo”, destacou o governador.

As informações de motoristas e passageiros da Uber serão interligadas juntamente a SSP. Em caso de emergência, o condutor do veículo podem acionar os agentes de segurança pública através do próprio aplicativo.

“O aplicativo que tanto salvaguarda a vida do motorista do aplicativo, salvaguarda o patrimônio dele, o seu automóvel, relógio, celular, carteira com dinheiro ou não. Mas também salvaguarda os passageiros porque se ele tiver alguém passando mal dentro do automóvel, ele aciona o sistema e de imediato o Corpo de Bombeiros, Samu, a polícia na nossa central dará um jeito de apoiá-lo, como também fora do automóvel. Se o aplicativo o motorista perceber alguma necessidade ele é um parceiro da polícia militar, será um parceiro nosso que ele vai ser protegido ele também poderá salvar a vida esse parceiro para proteger das pessoas quando ele ver alguém fora do carro em apuros ou situação desconfortável ele vai acionar e a polícia dará providência de poder ajudar”, explicou Jerônimo.

 

Leia também:

Jerônimo diz que implementação das ‘bodycams’ está próxima: “A primeira que for autorizada estará nas fardas dos policiais”

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)