Pular para o conteúdo
Início » Empresas de tecnologia firmam pacto para combater uso da IA em fake news nas eleições

Empresas de tecnologia firmam pacto para combater uso da IA em fake news nas eleições

Executivos da Adobe, Amazon, Google, IBM, Meta, Microsoft, OpenAI, TikTok e X fecharam acordo na Conferência de Segurança de Munique

Grandes companhias de tecnologia assinaram um pacto, na sexta-feira (16), para adotar de forma voluntária “precauções razoáveis” para evitar o uso de ferramentas de inteligência artificial para produzir fake news e interferir em eleições democráticas por todo o mundo. Executivos da Adobe, Amazon, Google, IBM, Meta, Microsoft, OpenAI e TikTok firmaram um acordo na Conferência de Segurança de Munique e anunciaram um novo arcabouço para responder contra notícias falsas, que possam atingir eleitores. Outras 12 empresas, entre elas a X, ex-Twitter, também participam do pacto.

“Todos reconhecem que não há uma única empresa de tecnologia, um único governo e uma única sociedade civil capaz de lidar de forma isolada com o advento desta tecnologia e seus possíveis usos nefastos”, disse Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta.

O acordo é amplamente simbólico, mas tem como objetivo combater imagem, áudio e vídeo produzidos por inteligência artificial “que enganosamente é falsa ou altera a aparência, voz ou ações de candidatos políticos, autoridades de eleições, e os principais interessados em uma eleição democrática, ou que forneça falsa informação para eleitores sobre quem, quando e como eles podem votar legalmente.”

*Com informações da Associated Press

 

Leia também:

Senado recorre de decisão do STF sobre transporte gratuito em eleições

Bolsonaristas voltam a usar Telegram para convocar manifestações com teorias da conspiração

Deputados e senadores esticam feriado de Carnaval e só retornam no dia 19

Marcações: