Bruno Reis diz que Caiado está preparado para ser presidente e alfineta Jerônimo: ‘desgoverno’
Governador de Goiás recebeu título de cidadão baiano e a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)
Divulgação/ União Brasil
O prefeito Bruno Reis (União Brasil), afirmou, nesta sexta-feira (4) que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), está preparado para disputar a Presidência da República em 2026. A declaração foi dada durante o lançamento da pré-candidatura de Caiado à Presidência em evento realizado no Centro de Convenções de Salvador.
Na ocasião, o governador de Goiás recebeu o título de cidadão baiano e a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
“Caiado coloca seu nome à disposição dos baianos e brasileiros. É o nome do nosso partido para iniciar um debate com o Brasil e construir as alianças para a oposição apresentar uma alternativa ao projeto que está aí, que não vem atendendo aos anseios da população”, disse o prefeito.
Ele afirmou que a largada da pré-candidatura em território baiano tem peso simbólico. “Foi aqui que o Brasil começou e é daqui que começa esse projeto”, pontuou.
Bruno também lembrou que foi autor da proposta que concedeu o título de cidadão baiano ao governador quando ainda era deputado estadual e frisou que, naquela época, já o considerava exemplo de homem público.
“Acho que ali eu já antevia o seu grande potencial como gestor, que se consolidou no governo de Goiás. Goiás estava nas últimas posições em todos os índices sociais e econômicos e hoje ocupa as primeiras posições. Caiado é o governador melhor avaliado do Brasil, é um exemplo de gestão pública”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, do senador Sérgio Moro (UB), de deputados estaduais e federais da Bahia e de outros estados, além de cerca de 250 prefeitos, entre eles Paulinho Freire (Natal) e Sandro Mabel (Goiânia), ambos do União Brasil.
Críticas ao PT e defesa da segurança pública
Na ocasião, Bruno Reis elogiou a administração de Caiado em Goiás e comparou os resultados com os índices da Bahia sob gestão petista. “Fez em sete anos o que os governadores baianos do PT foram incapazes de fazer em 18”, afirmou.
Ele citou melhorias em áreas como saúde, educação, geração de empregos e segurança pública. O prefeito também criticou os dados da violência no estado baiano.
“Caiado está devolvendo aos goianos o direito de andar nas ruas sem medo. Aqui, o desgoverno mantém a Bahia como a campeã nacional em número de homicídios. É com muita tristeza que dizemos que, infelizmente, sete das dez cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia”, disse.
Bruno encerrou sua fala com uma defesa explícita do nome de Caiado para a disputa presidencial. “É por essas e outras razões, pela sua coerência, por tudo que fez, que você está preparado para ser o próximo presidente do Brasil. É de gestores assim que o Brasil precisa”, completou.
ACM Neto diz que Caiado é inspiração
Durante seu discurso, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, destacou que a homenagem a Caiado e o lançamento da pré-candidatura vão além da simbologia. “A simbologia desse título de cidadão baiano é também uma mensagem para o futuro. Porque você nos inspira, Caiado, e redobra os seus compromissos com o Estado da Bahia“, disse.
Assim como Bruno Reis, Neto também comparou a gestão de Caiado em Goiás, com a do governador Jerônimo Rodrigues na Bahia. “Eu não me canso de comparar a Bahia a Goiás. O governador daqui, do PT, não gosta, fica incomodado. Mas eu não posso deixar de traçar um paralelo. A Bahia é governada pelo PT há quase 20 anos e os resultados estão aí”, declarou.
Caiado justifica escolha da Bahia para lançamento de pré-candidatura
Durante o discurso, Caiado explicou os motivos de ter escolhido Salvador como ponto de partida da sua pré-campanha.
“Este é um dos momentos mais importantes da minha vida. Sei da responsabilidade. Escolhi sim a Bahia para falar para o Brasil. A Bahia, que é mãe do Brasil, de um povo alegre, mas também valente. Foi essa terra, com esse povo forjado no sol e na luta, que fez o primeiro levante para levar o Brasil à Independência”, disse.
O governador também mencionou sua relação pessoal com o estado, ao lembrar que é casado com Gracinha Caiado, natural de Feira de Santana. Em tom pessoal, recordou sua atuação como médico ainda na juventude. “Perguntem ao povo de Bonfim de Feira se Caiado estava lá ou não para atendê-los”, afirmou.
Caiado defendeu as políticas de segurança adotadas em Goiás e afirmou que, se for eleito presidente, manterá a mesma linha de atuação. “Quando assumi, Goiás era a Disneylândia da bandidagem. Tinha as quatro cidades mais violentas do Brasil. E o meu primeiro mandamento foi: ou o bandido muda de profissão ou muda de estado. […] Podem ter certeza que, se eu chegar na Presidência, bandido vai ser na cadeia ou fora do Brasil”, disse.
Caiado convoca debate nacional
Com mais de quatro décadas de atuação na política, Caiado usou a trajetória para reforçar sua disposição de disputar a Presidência.
“Tenho 40 anos na vida pública, nada me desabona. Defendo a boa gestão, a boa prática da política, para propiciar ao povo a melhor qualidade de vida. Governamos com muita determinação e amor o nosso estado e podemos mostrar isso para todo o Brasil. Vamos para o debate e temos condição de recuperar esse país”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Últimas Notícias
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar