Pular para o conteúdo
Início » Em cúpula com lideranças Árabes, presidente Chinês promete ajuda humanitária à Gaza

Em cúpula com lideranças Árabes, presidente Chinês promete ajuda humanitária à Gaza

Presidente chinês também incentiva maior cooperação em comércio, energia limpa e saúde

Nesta quinta-feira, (30), o presidente Chinês, Xi Jinping, realizou um discurso durante o Fórum de Cooperação entre China e Estados Árabes, realizado em Pequim, onde retirou seu apoio para estabelecimento do Estado Palestino independente e prometeu mais ajuda humanitária para as pessoas da faixa de Gaza.

Em sua fala, o presidente chinês ressaltou a gravidade do conflito entre Israel e Palestina, afirmando que a guerra não deve continuar indefinidamente e se comprometeu a doar 500 milhões de Yuans (equivalente a 69 milhões de dólares) em ajuda humanitária.

Além de abordar questões humanitárias, Xi Jinping convidou os lideres dos Estados Árabes a se aprofundarem nas relações com a China, em prol de melhoras na cooperação comercial, troca de energias limpas, exploração espacial e saúde.

Entre as presenças da cúpula estavam o presidente do Egito, Abdel-Fattah el-Sissi, que se reuniu com Xi Jinping na quarta-feira, (29), para assinar acordos de cooperação em infraestrutura, tecnologia e importações de alimentos. Outros participantes notáveis foram o presidente da Tunísia, Kais Saied, o presidente dos Emirados Árabes, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e o rei do Bahrein, Hamad.

 

Leia também:

Parceria com governo Lula tem facilitado a atração de investimentos para a Bahia, diz secretária Larissa Moraes

Marcações: