Em 5º Fórum Empresarial, Bruno Reis lança Guia de concessões e parcerias de Salvador
Evento fortalece ambiente de negócios e diálogo entre setor público e cadeia produtiva local
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lançou, nesta segunda-feira (25), o Guia de concessões e parcerias do município durante o 5º Fórum Empresarial, realizado no Polo de Economia Criativa, no bairro Comércio. O documento busca o fortalecimento do ambiente de negócios e de diálogo entre o setor público e os diversos atores da cadeia produtiva local, através de elaboração conjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da SalvadorPar.
Com diretrizes práticas para orientar o processo de estruturação de projetos de concessões e parcerias, o guia oferece desde a fase de concepção até a de gestão contratual. Em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o documento ainda pensa em uma nova organização dos projetos, com cada vez mais sustentabilidade.
“Hoje, damos mais um passo com este novo instrumento, que, sem sombra de dúvidas, nos posiciona como uma das cidades pioneiras no Brasil a implementar medidas com base em legislações modernas. Inclusive, recentemente, aprovamos na Câmara ajustes em nossa legislação local para nos adequarmos à Lei Federal de Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões. Ampliamos o prazo máximo para concessões, que antes era de 20 anos e agora pode chegar a 35 anos. Isso é essencial para criar um ambiente de negócios mais estável e atrativo”, disse o prefeito.
Também presente no evento, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) afirmou que há a necessidade “de um marco legal, de um ambiente de negócios favorável para que as pessoas e as instituições empresariais possam ter coragem em investir”, afirmou.
“Quando a gente faz um projeto dessa magnitude, como o guia de concessões, dá transparência, orientações, mas, sobretudo, se preocupa com a qualidade de vida das pessoas, mostrando que a Salvador do presente também está se preparando para ser a Salvador do futuro”, complementou.
Inspiração
O guia possui inspiração no “modelo de cinco dimensões”, metodologia britânica utilizada na gestão de projetos de investimento público e está disponível para download no portal oficial Semdec – Prefeitura Municipal de Salvador. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, o documento promove mais segurança jurídica e estrutural para a colaboração do setor privado com o desenvolvimento da capital baiana.
“Estamos preparando Salvador para aproveitar ao máximo esse universo de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), que é um movimento que tem se intensificado no país. Queremos garantir que esses projetos sejam desenvolvidos de maneira sólida, transparente e bem-sucedida. Quanto maior a segurança oferecida, maior será o número de empresas interessadas, e melhores serão os resultados para a cidade”, explicou.
A gestora ainda lembrou dos benefícios que as concessões e as PPPs trazem. “São projetos que promovem eficiência, inovação e desenvolvimento econômico, além de gerarem empregos e renda associados a grandes investimentos”, acrescentou ao falar da divisão de responsabilidades financeiras e da gestão de risco.
5º Fórum Empresarial
Com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios em Salvador, o 5º Fórum Empresarial contribui com um espaço em que o empresariado pode trazer ideias e soluções sobre os principais desafios da cidade. No evento, Bruno Reis ainda fez um balanço de ações estratégias que desenvolvem o setor empresarial ao longo de sua gestão, que será renovada em 2025 para seu segundo mandato.
O prefeito citou ações como a criação do Comitê de Desburocratização, a adesão à Lei de Liberdade Econômica e a revisão da classificação de risco das atividades econômicas, que passaram de 49 para 830. Segundo ele, Salvador também teve um impulsionamento na economia local com a criação de equipamentos como o SAC Náutico, o Polo de Economia Criativa e o programa Invista Salvador, que dá crédito a microempreendedores.
Além disso, projetos como o Renova Centro, o Programa de Incentivo à Atividade Imobiliária e o Programa de Estímulo aos Investimentos de Polos Logísticos foram lembrados pelo gestor. De acordo com Bruno Reis, 152 sociedades foram criadas como resultado do programa de Incentivo à Atividade Imobiliária, pensado para desenvolver a capital baiana.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Lira critica Carrefour e afirma que Congresso votará reciprocidade econômica
Governo federal deve anunciar pacote de corte de gastos nesta semana
Últimas Notícias
Luana Piovani relembra denúncia contra Dado Dolabella
Trump afirma que irá impor tarifas para conter imigração e tráfico
Ministério da Agricultura recebe retratação oficial do CEO do Carrefour
Débora Régis apresenta nove nomes para equipe de transição de governo em Lauro de Freitas
Primeira reunião da Comissão de Transmissão de Governo está marcada para próxima segunda-feira
PF marca depoimento de militar investigado por tramar morte de Lula, Alckmin e Moraes
Rodrigo de Azevedo deve ser ouvido na próxima quinta-feira
CDL Salvador prevê alta de 5% nas vendas para Black Friday
Principais setores impulsionados pela data incluem eletrônicos, celulares, roupas, calçados e móveis
Éden exalta 18 anos de governo do PT na Bahia e diz que ‘novo ciclo se abre com Jerônimo’
Presidente estadual do partido volta a alfinetar ACM Neto e critica regime carlista no Estado na era de seu avô
Governo pretende transferir gestão de 51 aeroportos regionais à iniciativa privada; entenda
Programa AmpliAR foi lançado, oficialmente, nesta terça-feira, pelo Ministério de Portos e Aeroportos
Em 5º Fórum Empresarial, Bruno Reis lança Guia de concessões e parcerias de Salvador
Evento fortalece ambiente de negócios e diálogo entre setor público e cadeia produtiva local
Mesmo com cinco indicações, Brasil volta para casa sem nenhuma estatueta no Emmy
Confira lista de séries premiadas na 52ª edição; cerimônia aconteceu em Nova York
Em nota, Carrefour envia pedido de desculpas e diz buscar normalizar abastecimento de carnes
Em comunicado enviado ao ministro Carlos Fávaro, rede destaca qualidade do produto brasileiro
Presidente do Chile é investigado por assédio sexual; defesa nega
Ministério Público apura denúncia de caso ocorrido há 10 anos contra Gabriel Boric
Operação prende três acusados de obstruir investigações contra milicianos em Feira
Um deles é advogado de um dos membros do grupo, preso durante realização da operação ‘El Patrón’