Luiz Caetano diz que saúde de Camaçari foi ‘abandonada’ e aponta ambulâncias sucateadas
Em nota, o prefeito assumiu o compromisso de reformar o sistema de saúde e recuperar serviços essenciais

A gestão do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) emitiu uma nota, nesta terça-feira (7), indicando o “estado de calamidade” em que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) foi encontrada. De acordo com a administração, foram identificadas uma série de problemas graves que afetam diretamente a infraestrutura, os serviços e os veículos do setor.
Conforme a gestão, o cenário seria resultado do “abandono e da negligência da gestão anterior”, comandada pelo ex-prefeito Antônio Elinaldo (União Brasil). Ainda segundo a administração, os problemas estruturais causaram o colapso do sistema de saúde municipal, prejudicando a população, principalmente aqueles que dependem do atendimento público de emergência.
Descaso com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Entre os pontos mais críticos identificados, estaria o abandono das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Veículos que deveriam estar prestando socorro à população foram deixados de lado, sem manutenção, tornando-se inúteis e, em muitos casos, irreparáveis. Segundo relatos de um servidor que preferiu não se identificar, as “ambulâncias poderiam estar transportando pacientes e salvando vidas, mas a negligência transformou um patrimônio público em sucata”.
Infraestrutura e condições de trabalho precárias
Além das ambulâncias, o diagnóstico detalhado revelou a falta de manutenção das unidades de saúde. Diversos postos de atendimento estão sem água, e equipamentos essenciais estão quebrados ou em péssimo estado de conservação. Mobiliário danificado e rasgado também é um problema sério, o que impacta diretamente no conforto e no atendimento à população.
“Trabalhar nessas condições é desumano. Como podemos oferecer um atendimento digno à população com essa estrutura?”, questionou outro servidor, ressaltando as péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais da saúde.
Falta de recursos básicos para o funcionamento das unidades
Outro fator que agrava a crise é a insuficiência de computadores nas unidades de saúde, o que prejudica atividades simples, como o agendamento de consultas e o controle de prontuários. A ausência de um contrato de manutenção vigente também dificulta qualquer tentativa de reparo imediato, prolongando o sofrimento da população e sobrecarregando os profissionais.
Negligência da gestão anterior reflete na saúde da população
Na avaliação da atual administração, o cenário de abandono é um reflexo claro da falta de investimentos e da negligência da gestão anterior, que não priorizou as necessidades básicas da população. Como resultado, os pacientes enfrentam filas intermináveis e sofrem com a falta de estrutura, enquanto os profissionais de saúde trabalham em condições precárias e sem as ferramentas necessárias para realizar um atendimento de qualidade.
Compromisso de Luiz Caetano com a recuperação da saúde
Diante dessa realidade, o prefeito Luiz Caetano, ao tomar conhecimento da situação alarmante da Secretaria de Saúde, prometeu agir rapidamente para reverter o quadro.
“A saúde de Camaçari foi abandonada, mas não vamos medir esforços para reconstruí-la. Essas ambulâncias serão recuperadas, as unidades terão a manutenção que merecem e os moradores voltarão a ter atendimento digno,” afirmou Caetano, destacando seu compromisso com a melhoria da saúde pública no município.
Mais Lidas
Política
Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Últimas Notícias

Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro
Cerca de 1,7 milhão de profissionais com carteira assinada, que recebem até dois salários mínimos, podem sacar benefício referente PIS/Pasep

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025
Expectativas do PIB e inflação são ajustadas para baixo, e nova expectativa é que dólar encerre 2025 cotada a R$ 5,98

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)