Pular para o conteúdo
Início » Elisangela Araújo toma posse como deputada federal na Câmara

Elisangela Araújo toma posse como deputada federal na Câmara

Elisangela Araújo
Elisangela assume mandato em substituição ao deputado Zé Neto (PT-BA), que vai disputar, pela sexta vez, prefeitura de Feira de Santana

A deputada federal Elisangela Araújo (PT-BA) tomou posse, nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados. Elisangela é a mais nova integrante da Bancada do PT na Casa, que agora conta com 20 mulheres, e assume o mandato em substituição ao deputado Zé Neto (PT-BA), que pediu licença do mandato por 120 dias. Parlamentar petista vai disputar, pela sexta vez, prefeitura de Feira de Santana.

Agricultora familiar, Elisangela obteve 73.138 votos nas eleições de 2022. Já em 2023, a convite do governador Jerônimo Rodrigues (PT), ela assumiu a Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM). “É um projeto construído há muito tempo em defesa dos direitos da classe trabalhadora, em defesa do campo, da agricultura familiar, além da defesa com as mulheres”, afirmou Elisangela, ao definir o dia de hoje como “muito especial”.

Classe trabalhadora

Ao tomar posse, a parlamentar assegurou que vai dar continuidade, no Parlamento, à luta da classe trabalhadora. “Espero que nesses próximos períodos possa aqui, junto com toda a nossa bancada, avançar cada vez mais e em projetos importantes que se tornem políticas públicas inclusivas na nossa sociedade, em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, mas em defesa, também, de todos os interesses do desenvolvimento econômico e social do nosso país e do nosso Estado da Bahia”, apontou.

Por sua vez, Zé Neto destacou a história de luta de sua amiga de longa data e desejou sucesso nessa nova empreitada. “Desejo boa sorte a Elisangela e à Bancada do PT. Eu tenho certeza que nós estamos no caminho certo, enfrentando dificuldades, com muita ação, mas sempre com clareza, com competência, acima de tudo, através do compromisso com o povo brasileiro. Essa tarefa imensa que nós temos cumprido e haveremos de cumprir ainda mais sob o comando do nosso presidente Lula e desse partido que orgulha o Brasil”.

Biografia

Elisangela é agricultora familiar nascida no município de Valente, no Semiárido do Nordeste Baiano. Ela iniciou sua militância nas comunidades de base rurais ligadas à Teologia da Libertação da igreja católica, onde se aproximou do Partido dos Trabalhadores (PT).

Elisangela também foi coordenadora-geral da Federação Nacional da Agricultura Familiar (Fetraf); presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de São Domingos e diretora estadual da CUT-Bahia. Na CUT Nacional, ela ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT). Elisangela também foi secretária Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Agrário do Governo de Transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. Elisangela atuou, ainda, como assessora no mandato do senador Jaques Wagner (PT).

Leia também:

Neusa Cadore assume SPM no lugar de Elisangela Araújo, que toma posse como deputada federal nesta quarta

Para Éden, Elisangela Araújo na Câmara dos Deputados é motivo de honra ao PT, movimentos sociais e do campo

Gustavo Bezerra