Desaprovação de Lula atinge 51,8% dos brasileiros, segundo AtlasIntel/Bloomberg
Levantamento mostra estabilidade nos índices de avaliação da gestão petista, mas desaprovação segue acima da aprovação
Ricardo Stuckert/PR
A nova rodada da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (8/7), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 51,8% dos eleitores brasileiros. A aprovação alcança 47,3%, enquanto 0,9% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não opinar.
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 30 de junho, por meio de recrutamento digital aleatório, com 2.621 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Oscilação dentro da margem de erro
Os dados atuais mostram uma leve melhora na aprovação do governo Lula em comparação com a pesquisa anterior, feita em maio de 2025. Na ocasião, a desaprovação era de 53,7%, enquanto a aprovação somava 45,4%. Ou seja, houve uma oscilação negativa de 1,9 ponto percentual na rejeição e um aumento de 1,9 ponto na aprovação – ambos movimentos dentro da margem de erro.
A avaliação do governo Lula também apresentou pequena variação. Atualmente, 51,2% consideram a gestão ruim ou péssima (eram 52,1% em maio), 41,6% a classificam como ótima ou boa (eram 41,9%), e 7,2% avaliam como regular(eram 6%). O índice de pessoas que não souberam responder é 0%, o que demonstra um cenário de percepção já consolidada entre o eleitorado.
Percepção pública sobre lideranças políticas
Além da avaliação do governo federal, a pesquisa também investigou a imagem de líderes políticos nacionais. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) aparece no topo do ranking, com 49% de imagem positiva, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Lula, ambos com 47% de avaliação positiva.
Entretanto, a rejeição também é significativa: Nikolas e Tarcísio têm 47% de imagem negativa, enquanto Lula é visto negativamente por 53% dos entrevistados.
Ex-presidente Bolsonaro também tem imagem negativa
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta uma imagem negativa de 53% e positiva de 46%, número semelhante ao atual presidente. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tem uma avaliação positiva de 45%, contra 50% de rejeição.
Alcolumbre e Hugo Motta têm piores imagens
Os parlamentares com maior rejeição pública são o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), com 75% de imagem negativa e apenas 3% de positiva, seguido por Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, com 74% de rejeição e 4% de aprovação. Em ambos os casos, 22% dos entrevistados afirmaram não conhecer ou não saber opinar sobre os nomes.
Panorama da pesquisa Latam Pulse
O levantamento faz parte da iniciativa Latam Pulse, uma parceria entre a AtlasIntel e a Bloomberg. A pesquisa oferece dados mensais sobre o panorama político, econômico e social de cinco países-chave da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. A proposta é fornecer indicadores regulares que ajudem a compreender o humor dos eleitores nas principais economias da região.
Tendência de estabilidade política
Mesmo com oscilações, os dados reforçam a tendência de estabilidade na percepção pública sobre o governo Lula. O resultado indica que o presidente mantém uma base de apoio relevante, mas enfrenta uma resistência persistente, reflexo da polarização que ainda domina o cenário político nacional.
Com isso, a gestão petista entra no segundo semestre de 2025 sob forte escrutínio popular, ao mesmo tempo em que a disputa pela sucessão presidencial começa a tomar forma nos bastidores.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad