Congresso Nacional reverte 12 vetos de Lula e impõe derrotas ao governo em temas sensíveis
Medidas derrubadas incluem pensão a vítimas de Zika, taxação de agrotóxicos e mudanças no setor energético
Lula Marques/Agência Brasil
Em uma sessão conjunta marcada por articulações políticas e disputas de interesse, o Congresso Nacional derrubou, na última terça-feira (18), doze vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a decisão, os dispositivos originalmente vetados pelo Executivo voltam a integrar o texto das respectivas leis e passam a ter força jurídica. A lista inclui medidas que envolvem direitos sociais, política energética, benefícios fiscais e regulação de agrotóxicos.
A análise dos vetos ocorre em meio a tensões entre o Palácio do Planalto e o Legislativo, especialmente em torno de temas orçamentários e da autonomia do Congresso. Outras 30 propostas vetadas seguem pendentes de deliberação. O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), estabeleceu prazo de 25 dias para que haja acordo entre governo e parlamentares. Caso contrário, as matérias serão votadas até 17 de julho.
Zika vírus e fundo partidário estão entre os pontos mais sensíveis
Entre os vetos derrubados está a proposta que garante pensão vitalícia e indenização de R$ 50 mil para vítimas de microcefalia causada pelo Zika vírus. A medida havia sido integralmente vetada por Lula, sob argumento de impacto fiscal não previsto. O Congresso, no entanto, considerou o benefício essencial e reverteu a decisão do Executivo.
Outro ponto de destaque foi a derrubada do veto à correção do Fundo Partidário com base no IPCA. A medida aumenta o valor destinado aos partidos em R$ 164,8 milhões, elevando a despesa da Justiça Eleitoral. O governo federal havia considerado a medida excessiva diante do cenário fiscal.
Setor de energia tem vetos revertidos e pode ter impacto na conta de luz
O Congresso também restaurou trechos da lei que prorrogam contratos de compra de energia no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), além de regras para contratação de energia gerada por hidrelétricas, eólicas e fontes como o hidrogênio líquido. A derrubada desses vetos pode, segundo especialistas, ter impacto direto no aumento das tarifas de energia.
No mesmo pacote, os parlamentares reverteram a exclusão de benefícios a pequenas centrais hidrelétricas e projetos ligados à energia offshore, ou seja, produzida no mar.
Novas regras para agrotóxicos e tributação de fundos
Outro veto derrubado dizia respeito à criação da Taxa de Avaliação e de Registro de Agrotóxicos. Com a medida, o governo federal passa a ter a responsabilidade de regulamentar a taxa, cujos recursos serão direcionados ao Fundo Federal Agropecuário (FFAP), criado para fomentar o setor agrícola, mas até então sem dotação orçamentária.
Também foram retomadas isenções tributárias para os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), Fundos de Investimento nas Cadeias Agroindustriais (Fiagros) e fundos patrimoniais, que haviam sido vetadas com base em questionamentos de inconstitucionalidade.
Pesquisa clínica, atividades espaciais e licitações também foram afetadas
A regulamentação da pesquisa com seres humanos teve dois trechos vetados recuperados. Um deles torna obrigatória a comunicação ao Ministério Público em casos que envolvam participantes indígenas. Outro fixa em cinco anos o prazo para fornecimento de medicamentos experimentais após a conclusão dos testes — anteriormente o governo defendia que o fornecimento fosse indeterminado.
Em relação às atividades espaciais brasileiras, os parlamentares restabeleceram a regra que determina prazos para emissão de licenças ambientais em até 60 dias, prorrogáveis por igual período, com base em legislação ambiental e critérios técnicos.
No campo das contratações públicas, foi derrubado o veto que impedia a liberação de recursos de convênios e acordos administrativos em parcela única, flexibilizando a Lei de Licitações e ampliando a margem de autonomia para gestores públicos.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro