Pular para o conteúdo
Início » Câmara dos Deputados celebra Dia do Físico nesta quarta-feira

Câmara dos Deputados celebra Dia do Físico nesta quarta-feira

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Proposta pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), sessão também fará homenagem ao centenário de César Lattes

A Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (22), às 11 horas, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Físico e ao centenário de César Lattes. Proposto pelo deputado federal baiano Daniel Almeida (PCdoB), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Física, o ato acontece no plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

“Os físicos desempenham um papel crucial na pesquisa científica, no desenvolvimento de tecnologias avançadas e na compreensão dos fenômenos naturais. Essa sessão especial é uma oportunidade para destacar a importância da física no avanço do conhecimento humano e na melhoria da qualidade de vida da sociedade”, afirmou o Daniel Almeida.

“Homenagear César Lattes é enaltecer a ciência brasileira, tanto no que diz respeito ao brilhantismo intelectual de nossos pesquisadores, quanto em relação aos esforços em prol da criação de condições adequadas para a realização da atividade científica no país. Fazer isso no Dia do Físico sublinha a contribuição singular da comunidade da área nesse sentido”, afirmou Ricardo Galvão, presidente do CNPq.

Além de celebrar o Dia do Físico, o ato irá homenagear os 100 anos de nascimento de César Lattes, físico de maior destaque internacional na história da ciência brasileira. Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da física atômica e para a construção das bases para o nosso atual sistema nacional de ciência e tecnologia. O CNPq lançou recentemente um selo comemorativo e, ao longo de todo o ano, realiza ações alusivas ao centenário do cientista.

Lattes tornou-se conhecido por ser um dos descobridores da partícula subatômica méson pi, e se destacou por apoiar diversas iniciativas que alavancaram a ciência e a pesquisa no Brasil, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Rio de Janeiro, em 1949; o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em 1952. Em sua homenagem, o CNPq batizou o sistema utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores, grupos de pesquisa e estudantes, a conhecida Plataforma Lattes, que neste ano completa 25 anos e é um dos mais sólidos sistemas de cadastro de dados de pesquisadores em todo o mundo.

Leia também:

Daniel Almeida é eleito vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico na Câmara

Daniel Almeida apresenta projeto de Lei que garante proteção aos consumidores idosos

Daniel Almeida diz que ainda não compreendeu quebra de acordo do PT com PCdoB

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)