Câmara de Salvador homenageia Aloisio Menezes com a medalha Zumbi dos Palmares
Honraria foi proposta pelo ex-vereador Moisés Rocha (PT) e será entregue pela sua correligionária, vereadora Marta Rodrigues
A Câmara Municipal de Salvador irá conceder, na próxima terça-feira (20), a medalha Zumbi dos Palmares ao cantor, compositor e artista Aloisio Menezes. A cerimônia acontecerá, às 18h30, no plenário Cosme de Farias.
Considerado uma das grandes vozes da música brasileira, ele nasceu e foi criado no bairro do Garcia, em Salvador. Sua carreira, que já ultrapassa duas décadas, é marcada pela versatilidade e por uma dedicação inabalável à arte. Como integrante do Cortejo Afro e em sua carreira solo, Menezes explora diversos estilos musicais, sempre buscando levar sua mensagem a todos os públicos.
A honraria foi proposta pelo ex-vereador Moisés Rocha (PT) pelo reconhecimento ao importante legado de Menezes na disseminação da música e da arte baiana. Na justificativa, o petista também ressalta seu papel fundamental na preservação da cultura afro-brasileira, na promoção da cidadania e na defesa dos direitos humanos.
“A Medalha Zumbi dos Palmares é destinada àqueles que contribuem ativamente na luta contra o racismo por meio de seu trabalho e legado”, ressaltou a vereadora Marta Rodrigues (PT), responsável pela entrega da medalha.
Além de sua contribuição musical, a vereadora Marta Rodrigues lembra que Aloisio foi um dos fundadores do Bando de Teatro Olodum, coautor da peça “Ó Pai Ó”, e já dividiu o palco com ícones como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Luiz Melodia. Seu talento e voz foram amplamente reconhecidos por colegas e admiradores da música.
Marta, que também preside a Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, enfatiza a importância de Aloisio na luta antirracista, utilizando a música e a arte como ferramentas poderosas de resistência. “É mais do que justo que Aloisio receba a medalha que homenageia um dos maiores líderes da resistência à escravidão no Brasil. Ele é um artista cuja voz ressoa nossa ancestralidade e nossa luta por igualdade”, afirmou a vereadora.
Perfil
Em 2011, Aloisio lançou o álbum “Xiré Reverbe,” produzido por Guga Stroeter, maestro da Orquestra HB. O artista expressa sua satisfação ao olhar para sua trajetória, destacando a importância de permanecer fiel às suas raízes e convicções. “Sempre estive do lado certo da história, cantando com os maiores representantes da música brasileira, sem jamais me vender à indústria fonográfica. Meu objetivo sempre foi reforçar que o negro tem poder”, declarou Menezes.
A voz de Aloisio também é destaque no videoclipe da música “Raiz de Todo Bem,” de Saulo Fernandes, onde ele recita versos que refletem sua essência e compromisso com a cultura afro-brasileira: “Somos a Bahia de um mar inteiro. Somos a fumaça de um mensageiro. Somos pretos e cantaremos nossa cor. Somos a luz da cidade sóbria. Somos o sonho de ser pátria igual. Somos beleza infinita. De perto, anormal. Somos capoeira de mestre forte. Somos escolhidos da sorte. Somos tambores ricos de fé. Somos universo de bem maior. Somos o amor e seus aliados. Somos filhos dos encantados.”
Leia também:
Colina sagrada: Conflito entre cabos eleitorais marca subida dos candidatos ao Bonfim
ACM Neto critica baixo desempenho da Bahia no Ideb e diz que Jerônimo tentou ‘maquiar’ dados
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Últimas Notícias
Governo federal faz novo bloqueio de R$ 6 bilhões no orçamento para cumprir arcabouço fiscal
Fernando Haddad reafirmou que a arrecadação está dentro das expectativas, garantindo a manutenção da meta fiscal estabelecida
Moraes flexibiliza medida cautelar e autoriza saídas de Anderson Torres para visitar mãe com câncer
Medida permite que Torres se desloque exclusivamente entre sua residência e a casa da mãe
Fora de casa, Vitória encara Botafogo buscando manter distância da zona de rebaixamento
Partida ocorre neste sábado (25), às 19h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Brasileirão
SSA Social: o futebol que inspira sonhos e forma cidadãos em São Cristóvão
Projeto ensina mais do que esporte: molda caráter e dá esperança para jovens
Trânsito em Salvador será alterado neste fim de semana por eventos culturais e esportivos
Áreas mais afetadas serão a orla e o Centro
Rei Tchongolola Ekuikui VI visita Salvador para fortalecer laços culturais com Angola
Monarca será recebido no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, onde participará de uma visita guiada
Workshop sobre tecidos tradicionais nigerianos será realizado em Salvador neste sábado
Objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a importância dos produtos africanos
STM rejeitou dezenas de processos contra Moraes protocolados por aliados de Bolsonaro
Tribunal militar não tem competência para julgar ministros do STF
Popó é parado em postos policiais ao viajar de Salvador a Aracaju com ‘carro exótico’ e único na Bahia
Ele é o único dono de um Tesla Cybertruck no estado
Salvador e cidades baianas têm previsão de chuvas intensas e alerta para ciclone
Previsão indica chuvas de moderadas a fortes e ventos intensos