Bruno Reis diz que oposição aguardará definição da chapa governista e admite mudanças no secretariado: ‘Disputar com os melhores’
Prefeito afirmou ainda que o foco da gestão municipal, neste início de ano, segue voltado para entregas e resultados administrativos, e não para o calendário eleitoral
Equipe M!
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou, nesta terça-feira (6), que a estratégia da oposição para as eleições de 2026 é aguardar os movimentos da chapa governista e do cenário nacional. Em coletiva de imprensa durante a sessão de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Reis afirmou ainda que o foco da gestão municipal, neste início de ano, segue voltado para entregas e resultados administrativos, e não para o calendário eleitoral.
Segundo Reis, a Prefeitura de Salvador tem priorizado ações como a inauguração do sexto ecoponto da cidade, a entrega da primeira central de triagem de resíduos sólidos no Mané Dendê, caminhões para coleta seletiva, equipamentos públicos, praças, moradias e projetos de esporte e lazer. “Ano mal começou e vocês já estão pensando em eleição. A gente está aqui focado em gestão, entregas e resultados”, disse.
“O momento das definições vão chegar, como Neto já antecipou, a nossa estratégia é aguardar a definição e como vai se comportar a chapa governista, como vai se comportar o cenário nacional. Esse é um problema que não nos cabe resolver”, complementou.
Bruno Reis prevê mudança de até três nomes do secretariado
Na ocasião, o prefeito também confirmou que mudanças no secretariado municipal podem ocorrer ao longo do ano, sobretudo em razão da desincompatibilização de secretários que pretendem disputar cargos eletivos em 2026. Entre os nomes citados estão o secretário municipal de Governo, Cacá Leão, pré-candidato a deputado federal; o secretário particular e presidente estadual do Democracia Cristã (DC), Igor Dominguez, pré-candidato a deputado estadual; e o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, que ainda avalia uma possível candidatura.
Apesar das possíveis alterações, Bruno Reis ressaltou que a gestão manterá o perfil técnico dos quadros. “Sempre colocamos pessoas qualificadas, técnicas e preparadas para as áreas específicas. Podemos fazer ajustes, independentemente de eleição”, pontuou.
Bruno Reis diz que oposição tem bons nomes para o Senado
Ao comentar a formação da chapa da oposição para o Senado, o prefeito reconheceu a existência de diversos nomes no campo oposicionista, mas defendeu cautela na definição. “Precisamos ir para a disputa com os melhores nomes disponíveis, que tenham disposição para enfrentar uma máquina estadual e federal”, disse.
Bruno Reis avaliou ainda que uma eventual chapa “puro-sangue” do PT pode facilitar o discurso da oposição. Ao traçar paralelos históricos, comparou o atual cenário a períodos de desgaste político vividos na Bahia.
“Uma panelinha, né? Eu me lembro muito bem: ‘O povo cansou’, ACM, César Borges e Paulo Souto. Como as histórias se repetem, né? Então, em 86, a Bahia teve uma grande mudança. Em 2006, outra grande mudança. E agora, em 2026, então, de 20 em 20 anos, pode ser que eles, pelo fato de estar pegando três governadores, porque todos foram governadores, seja pior, até porque ali está o somatório dos problemas que os três são responsáveis. Não tem como transferir para outros os problemas”.
Reajuste da tarifa de ônibus
Sobre as críticas ao aumento da passagem de ônibus em Salvador, o prefeito afirmou que o reajuste é contratual e destacou que o percentual aplicado foi um dos menores do país. Ele lembrou que, em anos anteriores, optou por não conceder reajustes e comparou o aumento na capital baiana com valores superiores registrados em outras capitais, inclusive governadas pelo PT.
“Contrato é lei e precisa ser cumprido. Todos os gestores antes de mim fizeram reajustes e os próximos também terão que fazer”, argumentou.
Prefeito diz que não foi convidado para ser vice de Flávio Bolsonaro
Por fim, ao ser questionado sobre um possível convite para ser vice na chapa do senador Flávio Bolsonaro (PL) à presidência da República, Bruno Reis foi direto: “A mim, diretamente, não”.
Confira a entrevista com Bruno Reis na íntegra:
Franciano Gomes
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro