Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Equipe M!
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou, nesta terça-feira (3), que está “aberto ao diálogo” com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para investir na substituição da frota de ônibus por veículos elétricos. Em entrevista ao Portal M!, o chefe do Executivo municipal até destacou o alinhamento da Prefeitura de Salvador com o Governo do Estado em gestões passadas, durante a inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro Histórico.
“Inclusive, semana passada nos falamos por telefone quando, infelizmente, enfrentamos aquelas fortes chuvas. O governador se colocou à disposição para apoiar, eu agradeço. Lembrei que lá atrás, quando Neto assumiu o governo, a Prefeitura tinha um conjunto de projetos que foram disponibilizados para, na época, o então governador Jaques Wagner. Muitas dessas obras que o Estado executou de encostas foram frutos desses projetos que foram doados pela Prefeitura e eu disse que poderia fazer o mesmo”, comentou.
Após a forte tensão do período eleitoral, em que Bruno e Jerônimo disparavam ataques um ao outro a todo momento, o prefeito e o governador se cumprimentaram e chegaram a posar para foto juntos, na última terça-feira (26), em entrega do Hospital Aliança Star. Na ocasião, os dois ressaltaram ter uma “relação respeitosa”.
Em entrevista ao Portal M!, Bruno Reis ainda disse que o petista sugeriu uma reunião no Palácio do Planalto, ao lado de ministros, para reforçar o alinhamento da gestão municipal e estadual.
“Eu tinha um conjunto de projetos que poderia doar para o Estado e ele [Jerônimo] ficou, inclusive, de marcar em Brasília uma visita que nós pudéssemos fazer em conjunto, junto ao ministro Waldez e ao chefe da Casa Civil, Rui Costa, para apresentar esse projeto e habilitar recursos”, declarou.
Ônibus elétricos
Ao falar sobre a questão dos ônibus elétricos, o prefeito de Salvador disse que “o problema é o investimento que tem que ser feito pelo custo”, em resposta às recentes declarações do governador sobre a pretensão de ter 100% da frota de ônibus composta por veículos elétricos.
“Eles ainda têm um custo muito elevado, comparado com ônibus convencional. Então, naturalmente, tendo aí alguma parte de subsídio pelo governo para que a gente possa renovar por ônibus elétricos, não tenha dúvidas que vai ajudar, em especial, no componente do óleo diesel, que é um dos que mais impacta no valor da tarifa”, contou Bruno Reis.
Segundo o gestor, a Prefeitura de Salvador está comprando 100 ônibus elétricos para se juntar aos 77 que já fazem parte da frota. Ele ainda ressaltou a importância de contribuir com o clima global, ao adotar medidas de sustentabilidade.
“É fundamental que a gente possa avançar na transição para a eletro-mobilidade, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, para a gente diminuir, dar a nossa contribuição de forma global para diminuir o aquecimento e também para reduzir o custo do sistema, para que a operação do ônibus volte a ser uma operação que se sustente. Ou seja, que hoje a receita da tarifa seja suficiente para custear despesas que nós temos do sistema de transporte público sobre períodos”, completou.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval