Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou, nesta terça-feira (3), que está “aberto ao diálogo” com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para investir na substituição da frota de ônibus por veículos elétricos. Em entrevista ao Portal M!, o chefe do Executivo municipal até destacou o alinhamento da Prefeitura de Salvador com o Governo do Estado em gestões passadas, durante a inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro Histórico.
“Inclusive, semana passada nos falamos por telefone quando, infelizmente, enfrentamos aquelas fortes chuvas. O governador se colocou à disposição para apoiar, eu agradeço. Lembrei que lá atrás, quando Neto assumiu o governo, a Prefeitura tinha um conjunto de projetos que foram disponibilizados para, na época, o então governador Jaques Wagner. Muitas dessas obras que o Estado executou de encostas foram frutos desses projetos que foram doados pela Prefeitura e eu disse que poderia fazer o mesmo”, comentou.
Após a forte tensão do período eleitoral, em que Bruno e Jerônimo disparavam ataques um ao outro a todo momento, o prefeito e o governador se cumprimentaram e chegaram a posar para foto juntos, na última terça-feira (26), em entrega do Hospital Aliança Star. Na ocasião, os dois ressaltaram ter uma “relação respeitosa”.
Em entrevista ao Portal M!, Bruno Reis ainda disse que o petista sugeriu uma reunião no Palácio do Planalto, ao lado de ministros, para reforçar o alinhamento da gestão municipal e estadual.
“Eu tinha um conjunto de projetos que poderia doar para o Estado e ele [Jerônimo] ficou, inclusive, de marcar em Brasília uma visita que nós pudéssemos fazer em conjunto, junto ao ministro Waldez e ao chefe da Casa Civil, Rui Costa, para apresentar esse projeto e habilitar recursos”, declarou.
Ônibus elétricos
Ao falar sobre a questão dos ônibus elétricos, o prefeito de Salvador disse que “o problema é o investimento que tem que ser feito pelo custo”, em resposta às recentes declarações do governador sobre a pretensão de ter 100% da frota de ônibus composta por veículos elétricos.
“Eles ainda têm um custo muito elevado, comparado com ônibus convencional. Então, naturalmente, tendo aí alguma parte de subsídio pelo governo para que a gente possa renovar por ônibus elétricos, não tenha dúvidas que vai ajudar, em especial, no componente do óleo diesel, que é um dos que mais impacta no valor da tarifa”, contou Bruno Reis.
Segundo o gestor, a Prefeitura de Salvador está comprando 100 ônibus elétricos para se juntar aos 77 que já fazem parte da frota. Ele ainda ressaltou a importância de contribuir com o clima global, ao adotar medidas de sustentabilidade.
“É fundamental que a gente possa avançar na transição para a eletro-mobilidade, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, para a gente diminuir, dar a nossa contribuição de forma global para diminuir o aquecimento e também para reduzir o custo do sistema, para que a operação do ônibus volte a ser uma operação que se sustente. Ou seja, que hoje a receita da tarifa seja suficiente para custear despesas que nós temos do sistema de transporte público sobre períodos”, completou.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos