Bolsonaro se diz ‘humilhado’ após tornozeleira imposta pelo STF e critica operação da PF
Ex-presidente nega plano de fuga, critica decisão do STF e diz que investigação tem motivação política
Antônio Cruz/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou como uma “humilhação” a imposição de tornozeleira eletrônica determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após ser alvo de nova operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (18). A medida foi cumprida após decisão do ministro Alexandre de Moraes, que incluiu ainda a proibição de uso de redes sociais, contato com diplomatas, investigados e saída noturna.
“Nunca pensei em sair do Brasil ou ir pra Embaixada”, afirmou Bolsonaro, rebatendo as suspeitas da PF de que ele estaria articulando uma possível fuga para escapar de investigações.
A operação ocorre menos de 24 horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgar uma carta em apoio a Bolsonaro e com críticas ao STF.
“Me sinto humilhado. Isso é uma perseguição política. Nunca desrespeitei a Justiça”, declarou em entrevista à imprensa após a instalação do dispositivo eletrônico.
Investigação da PF aponta tentativa de obstrução e coação
A operação da Polícia Federal ocorreu uma semana após a abertura de novo inquérito no STF que investiga suposta tentativa de interferência de Bolsonaro e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no curso de processos judiciais. Segundo a decisão de Moraes, o ex-presidente teria condicionado, em declaração pública, o fim das sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil à sua anistia no país.
A declaração, feita em entrevista coletiva na véspera da operação, foi vista como tentativa de extorsão institucional e afronta à soberania nacional. A PF também investiga suspeitas de coação no curso do processo e obstrução da Justiça.
O que foi apreendido na casa de Bolsonaro
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília, os agentes da PF encontraram cerca de US$ 14 mil e R$ 8 mil em espécie. Bolsonaro confirmou a apreensão e disse que os dólares são legais.
“Tem recibo do Banco do Brasil”, declarou o ex-presidente antes de seguir para a sede do PL em Brasília.
Além do dinheiro vivo, foi localizado um pendrive escondido em um banheiro da residência. O dispositivo foi encaminhado à perícia da polícia científica e seu conteúdo ainda será analisado. Também foi apreendida uma cópia da petição de uma ação movida pela plataforma Rumble contra Alexandre de Moraes nos Estados Unidos. A empresa alega censura por parte do ministro e pede que suas ordens não tenham efeito legal em território americano.
Medidas restritivas impostas pelo STF
As medidas cautelares impostas a Bolsonaro incluem:
- Uso de tornozeleira eletrônica;
- Proibição de sair de casa entre 19h e 7h, inclusive nos fins de semana;
- Impedimento de manter contato com outros investigados;
- Proibição de se comunicar com diplomatas ou acessar embaixadas;
- Bloqueio de uso de redes sociais e publicação de declarações públicas.
A decisão se baseia em supostos indícios de que Bolsonaro poderia estar preparando uma fuga do país ou tentando influenciar outras pessoas envolvidas nos processos investigativos.
Defesa e reações políticas
A defesa de Bolsonaro afirmou que recebeu a decisão “com surpresa e indignação” e classificou as medidas como “excessivamente severas”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro reagiram duramente à operação, acusando o ministro Alexandre de Moraes de agir com “ódio político” e “abuso de autoridade”.
Para aliados do ex-presidente, a operação da PF tem motivações políticas e mira enfraquecer Bolsonaro diante das disputas eleitorais de 2026. No entanto, interlocutores do STF avaliam que as medidas são proporcionais à gravidade das declarações e evidências reunidas até agora.
Clima de tensão política e expectativa por novos desdobramentos
A nova ofensiva da Justiça reacende o debate sobre os limites da atuação política de Bolsonaro diante de restrições judiciais. Com a instalação da tornozeleira, o ex-presidente terá sua liberdade de locomoção e comunicação severamente afetadas.
A apreensão de dinheiro não declarado, de dispositivos eletrônicos e de documentos estratégicos pode reforçar as investigações em andamento, aumentando a pressão sobre o núcleo político bolsonarista. O caso pode também impactar a relação diplomática do Brasil com os Estados Unidos, em razão da tentativa de envolver sanções internacionais em uma questão judicial doméstica.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h