Pular para o conteúdo
Início » Bloqueado no Brasil, Allan dos Santos faz live no X após embate entre Musk e Moraes

Bloqueado no Brasil, Allan dos Santos faz live no X após embate entre Musk e Moraes

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Transmissão foi feita no perfil do 'Terça Livre', blog dele que também está com o acesso restrito a usuários brasileiros

Mesmo com as contas retidas no País, o blogueiro Allan dos Santos, investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e foragido da Justiça brasileira, fez uma transmissão ao vivo no X (antigo Twitter) na noite de domingo (7).

A live ocorreu após o bilionário Elon Musk, proprietário da rede social, desafiar o ministro da Corte Alexandre de Moraes.

A transmissão, feita no perfil do ‘Terça Livre’, blog de Allan que também está com o acesso restrito a usuários brasileiros, teve início às 22h e durou cerca de uma hora. A conta no X aparece com restrição novamente na manhã desta segunda (8).

Durante a live, Allan dos Santos proferiu novas ofensas contra Moraes e prometeu que vai retomar as atividades do blog ‘Terça Livre’ para apoiar candidatos de direita nas eleições municipais de 2024.

Em outubro de 2021, Alexandre de Moraes mandou o X bloquear o ‘Terça Livre’ e o perfil pessoal de Allan. Os perfis passaram a ficar visíveis apenas para usuários que estão fora do País. Apesar da determinação para restrição das contas no Brasil, o blogueiro cria sucessivos perfis e divulga para seus apoiadores. No Instagram, já foram criadas 40 contas, derrubadas pela plataforma.

Allan dos Santos é alvo de dois inquéritos no STF, sobre milícias digitais e ofensas a ministros da Corte, e por propagação de desinformação. Contra ele, há um mandado de prisão preventiva, além de uma ordem de extradição. O endereço residencial de Allan no Brasil já foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF). O blogueiro mora nos Estados Unidos e está foragido da Justiça brasileira.

Desde o início do inquérito das milícias digitais, relatado por Moraes, perfis como os de Allan dos Santos, do empresário Luciano Hang e do ex-deputado Daniel Silveira estão com o acesso vetado a usuários com IPs brasileiros. IP é a sigla para “Internet Protocol” e permite que um site identifique a origem geográfica do internauta.

No domingo (7), a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) disse em publicação no X que conseguiu assistir à transmissão de Allan dos Santos. Em resposta, alguns seguidores falaram que não estavam visualizando a live.

Outros usuários relataram que a transmissão estava acessível dispensando o uso de VPN (sigla em inglês para “rede privada virtual”), uma ferramenta que permite a um usuário do Brasil emular um IP de um país estrangeiro e que vem sendo utilizada por seguidores de Allan e demais bolsonaristas retidos para burlar a decisão judicial de Moraes. O uso de VPN foi estimulado por Musk no domingo.

Na madrugada de sábado (6), o empresário sugeriu a renúncia ou o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e ainda que não tenha dito claramente que descumprirá medidas judiciais como as que retém os perfis de Allan, afirmou que “princípios são mais importantes do que o lucro”.

Musk tornou-se o proprietário do Twitter em outubro de 2022 e, no controle da empresa, mudou o nome da rede social para X e afrouxou as políticas do site para a restrição de conteúdos por discurso de ódio e desinformação.

No sábado, Moraes incluiu o empresário do ramo aeroespacial no inquérito das milícias digitais, uma das investigações que mira Allan dos Santos. Segundo o ministro, Musk deve ser investigado por “dolosa instrumentalização” do site.

 

Leia também:

Moraes determina investigação de Elon Musk e ordena que rede X não desobedeça decisões judiciais

Bolsonaro diz que Elon Musk é um “símbolo” e que agora a direita tem apoio fora do Brasil

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)