Pular para o conteúdo
Início » Alckmin diz que meta de déficit zero continua e defende que medida é importante para cumprir arcabouço fiscal

Alckmin diz que meta de déficit zero continua e defende que medida é importante para cumprir arcabouço fiscal

Meta permanece mesmo com a implementação de um novo pacote de ajuda ao Rio Grande do Sul

O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou, nesta segunda-feira (13), que a meta de déficit zero do governo será mantida, mesmo com a implementação de um novo pacote de ajuda ao Rio Grande do Sul. Os novos pacotes de ajuda serão ainda serão anunciados pelo presidente Lula, mas Alckmin antecipou que as ações não afetarão as metas fiscais primárias.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia esclarecido na sexta-feira (10) que os recursos destinados para auxílio do estado gaúcho não afetam a contabilidade fiscal, assegurando que o apoio financeiro para enfrentar desastres naturais já estava alinhado com as diretrizes do governo.

Diante das severas enchentes que impactaram a produção de arroz no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor do Brasil, o presidente Lula autorizou a importação emergencial de 1 milhão de toneladas do cereal para estabilizar os preços e minimizar impacto inflacionário.

Além disso, o governo flexibilizou temporariamente as regras de importação, permitindo a entrada de máquinas e equipamentos usados, uma medida que visa acelerar a recuperação das áreas afetadas.

Leia também:

Papa Francisco manifesta solidariedade aos gaúchos em ligação para arcebispo de Porto Alegre

Governo abre crédito extraordinário de R$ 12,2 bi para o Rio Grande do Sul

Rios voltam a transbordar no Rio Grande do Sul e tem novos deslizamentos