AL-BA aprova lei que obriga supermercados baianos a reservar espaço exclusivo para produtos orgânicos
Proposta estabelece a obrigatoriedade de áreas específicas para esse tipo de produto em estabelecimentos comerciais de grande porte no estado
Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou um projeto de lei que determina a reserva de espaços exclusivos para a comercialização de produtos orgânicos em supermercados da Bahia. A proposta, de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), estabelece a obrigatoriedade de áreas específicas para esse tipo de produto em estabelecimentos comerciais de grande porte no estado.
Com a aprovação da matéria, os supermercados deverão organizar setores destinados apenas aos produtos orgânicos, com o objetivo de facilitar a identificação pelos consumidores. A iniciativa trata da organização dos pontos de venda e da oferta desses alimentos, conforme previsto no texto aprovado pelos parlamentares estaduais.
“O projeto visa ampliar o acesso da população a alimentos de qualidade e fortalecer os agricultores e agricultoras que atuam na produção orgânica. Queremos com isso incentivar os hábitos para que a população tenha mais saúde e também fortalecer a agricultura e a economia do campo”, enfatizou o deputado Pedro Tavares durante a tramitação da proposta na Casa.

Crédito: Divulgação
Pedro Tavares faz balanço do ano legislativo
No encerramento dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o parlamentar também destacou que o ano foi marcado por atividades legislativas e ações voltadas aos municípios baianos. Segundo ele, houve atuação em pautas relacionadas a áreas como saúde, educação e infraestrutura, além de cobranças por melhorias em estradas e investimentos no setor turístico.
O deputado reforçou ainda o compromisso com o desenvolvimento do interior da Bahia, afirmando que seguirá trabalhando para ampliar investimentos e fortalecer os municípios.
AL-BA aprova Orçamento 2026
Durante a sessão, marcada por acordo político e votações em série, a AL-BA aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, as indicações para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) e um pacote com mais de 95 propostas legislativas, encerrando oficialmente o ano legislativo e liberando os deputados para o recesso parlamentar.
As matérias do Poder Executivo foram apreciadas em dois turnos e incluíram o Projeto de Lei nº 25.975/2025, que define o orçamento do Estado para o próximo ano, além das indicações dos deputados federais Josias Gomes (PT) e Otto Alencar Filho (PSD) para o quadro de conselheiros do TCE-BA. Também foi aprovado, por unanimidade, o projeto que reestrutura a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-BA).
Logo após o pequeno expediente, a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), anunciou um acordo de inversão de pauta firmado entre o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), e o líder da oposição, Tiago Correia (PSDB). O entendimento permitiu que as mensagens do governador Jerônimo Rodrigues (PT) relacionadas às indicações para o TCE fossem apreciadas antes da votação do orçamento.
As indicações haviam passado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde os nomes foram sabatinados e receberam parecer favorável. No plenário, parlamentares da oposição questionaram a legalidade da indicação de Josias Gomes, alegando que a vaga deveria ser ocupada por um auditor de carreira do Tribunal.
Durante a discussão, o deputado Diego Castro (PL) defendeu a legitimidade da candidatura do deputado Luciano Araújo (SD), cuja indicação havia sido apresentada por 20 parlamentares. No entanto, acabou indeferida pela Mesa Diretora com base em parecer da Procuradoria Jurídica da AL-BA.
Já Tiago Correia questionou uma suposta decisão judicial que, segundo ele, apontaria a obrigatoriedade de preenchimento da vaga por um auditor de contas. Em resposta, Rosemberg Pinto sustentou que a indicação feita pelo governador segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia