Ministro da Agricultura critica Carrefour e acusa ação orquestrada contra Mercosul
Rede de supermercado suspendeu a comercialização de carnes provenientes dos países do Mercosul
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reagiu duramente à decisão do Carrefour de suspender a comercialização de carnes provenientes dos países do Mercosul. Para o ministro, a medida parece ser parte de uma estratégia coordenada para enfraquecer o bloco Sul-americano e, em especial, a produção brasileira.
“Me parece uma ação orquestrada de companhias francesas”, declarou Fávaro a jornalistas nesta última quarta-feira (20), após um jantar com o presidente da China, Xi Jinping, em Brasília.
O Carrefour anunciou que não venderá mais carnes originárias do Mercosul – bloco formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – alegando preocupações com padrões de produção e sustentabilidade. O CEO da empresa, Alexandre Bompard, justificou a decisão como uma resposta ao “desânimo e indignação” de agricultores franceses, que têm protestado contra o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Segundo Bompard, o pacto traria o “risco de a produção de carne que não cumpre com seus requisitos e padrões se espalhar pelo mercado francês”. A declaração foi feita em comunicado divulgado nas redes sociais da empresa, dirigido ao presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Operadores Agrícolas (FNSEA), Arnaud Rousseau.
Os protestos, organizados pela FNSEA e pelos Jovens Agricultores (JA), tiveram início na segunda-feira (18), com bloqueios de rodovias e queima de objetos. Os agricultores franceses pedem que o presidente Emmanuel Macron utilize o veto da França caso o acordo Mercosul-União Europeia avance. Ele é visto como o principal opositor à ratificação do pacto, enquanto países como Alemanha e Espanha pressionam por uma conclusão até o fim deste ano.
Carlos Fávaro criticou não apenas a decisão do Carrefour, mas também o uso de argumentos que, segundo ele, desrespeitam a produção brasileira. “De forma a ferir a soberania brasileira, desrespeitando nossa produção, que é sustentável”, afirmou.
Para o ministro, as ações recentes de empresas como o Carrefour e a Danone, que anunciou ter suspendido a compra de soja brasileira em favor de fornecedores asiáticos, evidenciam um padrão de comportamento voltado a minar a imagem do agronegócio nacional. “Não faz sentido achar que é coincidência”, disse Fávaro.
O ministro também destacou a excelência e sustentabilidade da agropecuária brasileira, afirmando que seria mais legítimo que a França se posicionasse diretamente contra o acordo, sem atacar a produção do Mercosul. “Não precisava ficar procurando pretexto naquilo que não existe na produção sustentável e exemplar brasileira. Eu seria o último das pessoas a apontar qualquer defeito na produção francesa, mas fico indignado quando eles querem fazer isso com o Brasil”, completou.
Mapa
Além das declarações de Fávaro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também divulgou uma nota oficial rechaçando as declarações de Alexandre Bompard. “O Mapa lamenta tal postura que, por questões protecionistas, influenciam negativamente o entendimento de consumidores sem quaisquer critérios técnicos que justifiquem tais declarações”.
A nota destacou ainda o rigor do sistema de defesa agropecuária nacional, que segue padrões exigidos pelos principais mercados globais, incluindo a União Europeia. “O que garante ao país o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo, mantendo relações comerciais com aproximadamente 160 países, atendendo aos padrões mais rigorosos, inclusive para a União Europeia que compra e atesta, por meio de suas autoridades sanitárias, a qualidade e sanidade das carnes produzidas no Brasil há mais de 40 anos”, pontuou.
O comunicado de Bompard também trazia a expectativa de que a decisão do Carrefour influencie outras empresas do setor agroalimentar, especialmente as do segmento de catering, responsável por mais de 30% do consumo de carne na França. Apesar disso, o Grupo Carrefour Brasil informou que a decisão não impacta suas operações no país.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Setur-BA promove evento em São Paulo para atrair turistas para verão
Últimas Notícias
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos
Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’
Ele informou que passará a se dedicar integralmente à carreira de cantor
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
Competição terá estreia em abril e integra calendário de 50 corridas da marca
Silvio Santos Vem Aí: Leandro Hassun será protagonista em novo filme sobre criador do SBT
Filme começou a ser gravado em São Paulo na semana passada e promete trazer uma nova perspectiva sobre a carreira do apresentador
STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato
Decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Os dados foram apurados durante ações de agentes de segurança entre janeiro e novembro
Itapuã, Pituba e Pernambués concentram 14% da população de Salvador, afirma IBGE
Aumento populacional foi impulsionado por estrutura, serviços e lazer
Marcia Freire anuncia datas dos ensaios de Carnaval e revela turnê de verão pelo Nordeste
Cantora se apresenta em Salvador e fará uma turnê pelo Nordeste, além de ser uma das atrações principais do Réveillon em Porto de Galinhas (PE)
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Presidente do PT-BA havia argumentado contra possível candidatura à reeleição do senador
TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será
Justiça Eleitoral também determinou prazo para candidatos, partidos e coligações removam propagandas eleitorais do 2º turno