EUA anunciam restrições de visto a autoridades que censuram empresas e cidadãos americanos

Segundo secretário Marco Rubio, foco das ações inclui países da América Latina, embora os alvos específicos não tenham sido revelados


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 28/05/2025 18:32 • Internacional
EUA anunciam restrições de visto a autoridades que censuram empresas e cidadãos americanos - Instagram/@marcorubio
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou, nesta quarta-feira (28), novas medidas de restrição de visto direcionadas a autoridades estrangeiras acusadas de participar ou colaborar com a censura a cidadãos norte-americanos. Segundo Rubio, o foco das ações inclui países da América Latina, embora os alvos específicos não tenham sido revelados.

De acordo com a nova diretriz, as sanções se aplicam a autoridades que emitirem ou ameaçarem emitir mandados de prisão contra cidadãos ou residentes dos EUA por postagens feitas em redes sociais enquanto estavam fisicamente no território americano. As plataformas mencionadas são Facebook, Instagram, WhatsApp (do grupo Meta) e X (anteriormente Twitter), todas sediadas nos Estados Unidos.

Restrições têm base na Lei de Imigração e Nacionalidade

Entre os alvos potenciais estão autoridades que pressionem empresas norte-americanas a adotar políticas globais de moderação de conteúdo ou se envolvam em atos de censura com impacto direto nos EUA. O Departamento de Estado norte-americano destacou que essas medidas estão amparadas na Lei de Imigração e Nacionalidade, que permite negar entrada ao país a estrangeiros cujas ações representem riscos à política externa.

Hoje, estou anunciando uma nova política de restrição de vistos que será aplicada a autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos“, afirmou Rubio em publicação no X.

Por muito tempo, americanos foram multados, assediados e até processados por autoridades estrangeiras por exercerem seu direito à liberdade de expressão (…) Estrangeiros que atuam para minar os direitos dos americanos não devem desfrutar do privilégio de viajar para o nosso país“, completou.

O Departamento de Estado também divulgou nota. “É inaceitável que autoridades estrangeiras emitam ou ameacem emitir mandados de prisão contra cidadãos ou residentes dos EUA por publicações em redes sociais feitas em plataformas americanas enquanto estão fisicamente presentes em solo americano“.

Alexandre de Moraes está entre os possíveis alvos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode ser um dos nomes impactados pelas novas diretrizes. Em audiência recente no Congresso americano, Marco Rubio afirmou que existe uma “grande chance” de o governo dos EUA sancionar o magistrado, em resposta a questionamento do deputado republicano Cory Mills, aliado de Donald Trump e próximo da família Bolsonaro.

Moraes foi citado após declarações de Mills sobre o cenário político no Brasil. O deputado norte-americano classificou como “alarmante” o suposto retrocesso nos direitos humanos no país e afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria “prestes a se tornar um preso político”. Mills também se reuniu com Eduardo Bolsonaro neste mês e o descreveu como “um homem de palavra”.

Rubio ainda mencionou que outra base legal para aplicar sanções a Moraes seria a Lei Magnitsky, legislação americana que permite a punição de cidadãos estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos ou corrupção sistemática.

Eduardo Bolsonaro é investigado por atuação nos EUA

O ministro Alexandre de Moraes também é relator de um novo inquérito no STF contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), aberto nesta semana a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O parlamentar é investigado por atuação nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

Em março, Eduardo Bolsonaro tirou licença da Câmara dos Deputados e passou a residir nos EUA. A PGR afirma que ele tem feito declarações públicas e postagens em redes sociais nas quais denuncia perseguição política e pressiona pelo apoio do governo americano para sanções a membros do Judiciário brasileiro.

Eduardo Bolsonaro também é réu em uma ação penal por difamação contra a deputada Tábata Amaral (PSB-SP). Segundo a PGR, o parlamentar estaria atuando para enfraquecer instituições brasileiras no exterior, o que motivou o pedido de investigação junto ao Supremo.

Ministros do STF evitam comentar decisão

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) evitaram comentar a decisão anunciada pelos Estados Unidos. A medida, embora não cite nomes, foi interpretada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um recado direto ao ministro Alexandre de Moraes. As informações são da Agência Brasil.

A publicação de Rubio provocou reações nas redes sociais. Jason Miller, assessor do presidente Donald Trump, marcou o perfil de Moraes e insinuou que o magistrado está entre os alvos da medida. “Compartilhe isso com alguém que vem imediatamente à mente quando você lê isso. Oi, Alexandre”, escreveu o assessor.

Na chegada à sessão plenária desta tarde, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, disse que não faria comentários sobre o anúncio americano. “Não aconteceu nada que eu precise falar”, afirmou.

Os ministros Edson Fachin, Luiz Fux, André Mendonça, Flávio Dino e o próprio Alexandre de Moraes também optaram por não se manifestar sobre o tema.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Carnaval de Salvador 2026: confira as atrações já confirmadas do Circuito Osmar, no Campo Grande -
Carnaval 2026 04/02/2026 às 17:58

Carnaval de Salvador 2026: confira as atrações já confirmadas do Circuito Osmar, no Campo Grande

Circuito do Campo Grande será palco da abertura oficial da folia na próxima quinta-feira (12)


Olodum encerra ensaios de verão com noite de celebração cultural no Centro Histórico -
Cultura 04/02/2026 às 17:31

Olodum encerra ensaios de verão com noite de celebração cultural no Centro Histórico

Ensaio do Olodum vira aquecimento para o Carnaval com participação de Daniela Mercury, Margareth Menezes e mais artistas


Previsão do tempo no Carnaval de Salvador indica sol, calor e chuvas rápidas -
Carnaval 2026 04/02/2026 às 17:01

Previsão do tempo no Carnaval de Salvador indica sol, calor e chuvas rápidas

Adriano Silveira destaca atuação permanente da Codesal nos circuitos e monitoramento de áreas de risco durante a festa


Governo da Bahia entrega nova UTI Cardiovascular e autoriza reforma de leitos no Hospital Ana Nery -
Saúde 04/02/2026 às 16:33

Governo da Bahia entrega nova UTI Cardiovascular e autoriza reforma de leitos no Hospital Ana Nery

Investimento de R$ 3,7 milhões fortalece atendimento de alta complexidade em Salvador


Isaac Edington diz que criação de novo circuito não está em discussão no Carnaval de Salvador e destaca fortalecimento do Centro -
Carnaval 2026 04/02/2026 às 16:01

Isaac Edington diz que criação de novo circuito não está em discussão no Carnaval de Salvador e destaca fortalecimento do Centro

Durante entrevista coletiva, presidente da Saltur destacou que nenhum circuito surgiu 'por decreto'


Kennu Alves e Dandara Akotirene são eleitos Negro e Negra Malê 2026 em Salvador -
Carnaval 2026 04/02/2026 às 15:27

Kennu Alves e Dandara Akotirene são eleitos Negro e Negra Malê 2026 em Salvador

Primeira agenda dos representantes do bloco afro ocorre na tradicional Lavagem de Itapuã, que reúne celebrações culturais e religiosas


Rainha do Carnaval de Salvador 2026: estudante de Camaçari conquista coroa e vira anfitriã da folia -
Carnaval 2026 04/02/2026 às 14:42

Rainha do Carnaval de Salvador 2026: estudante de Camaçari conquista coroa e vira anfitriã da folia

Cerimônia no Itaigara teve apresentações culturais, torcidas organizadas e escolha das princesas


Carnaval de Salvador 2026 tem 700 atrações e expectativa de 1,2 milhão de turistas -
Carnaval 2026 04/02/2026 às 14:11

Carnaval de Salvador 2026 tem 700 atrações e expectativa de 1,2 milhão de turistas

Prefeito projeta ainda movimentação de R$ 2,6 bilhões na economia local durante os seis dias de folia, a partir do próximo dia 12


Polícia Civil participa de campanha da Hemoba para reforçar estoques de sangue no verão -
Saúde 04/02/2026 às 13:40

Polícia Civil participa de campanha da Hemoba para reforçar estoques de sangue no verão

Mobilização reúne cerca de 150 servidores da capital para doação de sangue no Hemocentro, em Salvador


Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira -
Política 04/02/2026 às 13:09

Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira

Prefeito ressalta projeção nacional da capital com presença do presidente e possibilidade de sua participação na folia de sábado