Pular para o conteúdo
Início » Congresso dos Estados Unidos aprova lei que pode banir TikTok no país

Congresso dos Estados Unidos aprova lei que pode banir TikTok no país

Pelo texto aprovado, rede social chinesa terá de encontrar comprador para seguir ativa nos EUA

O Congresso dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que pode resultar no banimento do TikTok no país. O pacote foi aprovado na noite desta terça-feira (23).

O aplicativo poderá ser banido caso a ByteDance, dona da rede social, não encontre um “comprador de confiança” dos norte-americanos. O projeto estabelece um prazo de 270 dias para que o aplicativo seja vendido. Caso não seja feito, o TikTok seria proibido nas lojas de aplicativos dos EUA e nos “serviços de hospedagem na Internet” que o suportam.

Quando o projeto foi aprovado na Câmara, o TikTok lamentou a decisão e disse que a medida “atropelaria os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos”. A expectativa é que a ByteDance ingresse com uma ação judicial para impedir a aplicação da lei. A empresa alega que o projeto é inconstitucional.

A ideia de banir a plataforma no país iniciou no governo do ex-presidente Donald Trump, que dizia que a ByteDance representava um “risco para a segurança do país” porque a China poderia se aproveitar do poder da empresa para obter dados de usuários americanos. O TikTok sempre negou a teoria.

O presidente dos EUA, Joe Biden, já demonstrou apoio à lei. O projeto agora segue para a sanção dele. Na exigência do país, o novo dono não pode ter relação com a empresa chinesa.

 

Leia também:

Legislativo americano aprova lei que permite professores armados nas salas de aula