Jejum histórico: Bahia tenta 1ª triunfo fora contra Paysandu desde 1982 na Copa do Brasil
Tricolor estreia na competição nacional diante de um adversário instável e tenta vencer pela primeira vez no Mangueirão após 43 anos
Rafael Rodrigues/EC Bahia
O Bahia estreia na terceira fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), com um desafio que vai além do adversário em campo. O Tricolor visita o Paysandu no Estádio Mangueirão, em Belém, tentando quebrar um incômodo tabu que já dura há 43 anos. O último triunfo da equipe baiana sobre o Papão jogando fora de casa aconteceu em 1982, ainda pela Série A do Campeonato Brasileiro.
De lá para cá, foram oito confrontos em solo paraense, com cinco derrotas e três empates para o Esquadrão de Aço. Agora, embalado por três vitórias consecutivas — incluindo um feito inédito contra o Palmeiras no Allianz Parque e outro contra o Atlético Nacional, pela Libertadores —, o time comandado por Rogério Ceni entra em campo confiante para fazer história novamente. O momento do adversário pode jogar a favor. Apesar de ter conquistado o título da Copa Verde recentemente, o Paysandu amarga um jejum de sete partidas sem vencer e ocupa a zona de rebaixamento da Série B, com apenas dois pontos em cinco rodadas.
Retrospecto entre Bahia e Paysandu tem equilíbrio na Copa do Brasil
Bahia e Paysandu já se enfrentaram duas vezes em fases eliminatórias da Copa do Brasil, com uma classificação para cada lado. Em 2011, o Tricolor levou a melhor após empatar sem gols fora de casa e vencer por 2 a 1 em Salvador. Já em 2015, o time paraense se impôs com um 3 a 0 no jogo de ida e, apesar da derrota por 2 a 0 na volta, garantiu a vaga. O confronto de 2025 serve como um verdadeiro tira-teima entre as equipes na competição.
No histórico geral, considerando todas as competições oficiais, os dois clubes já mediram forças 21 vezes. De acordo com o site OGol, o Bahia leva vantagem com dez vitórias, contra seis do Paysandu e cinco empates. Um nome conhecido da torcida tricolor também integra o elenco do time paraense: o atacante Rossi, que atuou pelo Bahia entre 2020 e 2021, marcando 13 gols e conquistando os títulos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste.
Escalações prováveis
Bahia – técnico: Rogério Ceni
Com um calendário apertado e priorizando o Brasileirão e a Libertadores, Rogério Ceni deve mandar a campo um time misto ou até reserva. A boa notícia é o retorno do zagueiro Gabriel Xavier, que estava em recuperação e deve ser titular.
Provável escalação:
Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Fredi Lippert, Rezende, Iago Borduchi; Nico Acevedo, Rodrigo Nestor, Erick; Cauly, Kayky (Michel Araujo), Lucho Rodríguez (Tiago).
Desfalques: Ronaldo, Kanu e Santiago Arias (lesionados).
Pendurados: nenhum.
Paysandu – técnico: Luizinho Lopes
Com problemas no departamento médico, o Paysandu deve ter mudanças em relação ao time que empatou com o CRB no último domingo. Além de Martínez, que sentiu a parte física e está fora, o clube paraense também não contará com Kevyn, Edinho e Quintana.
A única boa notícia é a possível volta do volante André Lima, recuperado de entorse no joelho.
Provável escalação:
Matheus Nogueira; Edilson, Lucas Freitas, Novillo, Reverson; Dudu Vieira, Leandro Vilela, Matheus Vargas; Borasi, Rossi e Benítez (Nicolas).
Desfalques: Quintana (coxa), Kevyn (joelho), Martínez (coxa), Edinho (ligamento cruzado).
Recuperado: André Lima (joelho).
Adversário do Bahia vive momento de instabilidade
Apesar do título da Copa Verde conquistado no último dia 23, o Paysandu atravessa um período de instabilidade. O time está há sete partidas sem vencer e não consegue fazer valer o mando de campo no Mangueirão desde 4 de abril. Nos últimos quatro jogos como mandante, foram duas derrotas e dois empates:
- Paysandu 1 x 1 CRB – Série B (27/04)
- Paysandu 0 x 2 Chapecoense – Série B (16/04)
- Paysandu 0 x 0 Goiás – Copa Verde (09/04)
- Paysandu 1 x 2 Athletico-PR – Série B (04/04)
A pressão sobre o técnico Luizinho Lopes aumentou com a nova lesão do volante Ramón Martínez, além de outras baixas importantes no elenco. Em meio às dificuldades, o clube aposta na experiência do atacante Rossi, capitão do time e velho conhecido da torcida tricolor — ele vestiu a camisa do Bahia entre 2020 e 2021.
Onde assistir
A partida entre Paysandu e Bahia terá transmissão ao vivo pela plataforma Amazon Prime Video, com cobertura a partir das 21h30 (de Brasília).
Arbitragem
A CBF escalou um trio carioca para comandar o jogo de ida entre Paysandu e Bahia. Confira a equipe de arbitragem:
- Árbitro principal: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
- Assistente 2: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
- Quarto árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
- VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Mais Lidas
Esporte
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]