De Seul a Singapura: Marina Dias e equipe de natação colocam Brasil no topo do Paradesporto mundial
Paulista confirma favoritismo e leva ouro na classe RP3 em Seul, enquanto Gabriel Bandeira e Carol Santiago lideram campanha histórica da natação
Divulgação/IFSC
A brasileira Marina Dias conquistou, nesta quinta-feira (25), o bicampeonato da classe RP3 no Mundial de Escalada Paralímpica, realizado em Seul, Coreia do Sul. A atleta paulista confirmou sua força na modalidade ao alcançar a agarra 45, marca que lhe garantiu mais um ouro mundial. A americana Nat Vorel ficou com a prata, ao parar na agarra 41, e a japonesa Momoko Yoshida levou o bronze, com 38+.
“Esse bicampeonato era o meu objetivo desde o ano passado. Desde o título de 2023, não venci mais competições internacionais, mas me dediquei muito para chegar até aqui. Esse resultado é consequência do trabalho feito junto com minha equipe técnica, a quem agradeço muito”, comemorou.
Com o triunfo de Marina, o Brasil encerrou o Mundial de Escalada Paralímpica com duas medalhas, já que o paranaense Eduardo Schaus conquistou a prata na classe AU2, atrás apenas do alemão Kevin Bartke. Com informações da Agência Brasil.
Natação paralímpica: Brasil conquista recorde mundial e múltiplas medalhas em Singapura
Enquanto os escaladores brasileiros brilharam em Seul, a delegação nacional também fez história no Mundial de Natação Paralímpica, disputado em Singapura.
Gabriel Bandeira quebra recorde mundial
O paulista Gabriel Bandeira foi o grande destaque desta quinta-feira (25), ao conquistar o ouro nos 200 metros medley da classe SM14 (deficiência intelectual), com o tempo de 2min05s40, estabelecendo um novo recorde mundial. Ele superou o britânico Rhys Darbey, que ficou com a prata (2min05s84), e o canadense Nicholas Bennett, que completou o pódio com 2min06s30.
Carol Santiago confirma favoritismo nos 100m livre
A pernambucana Carol Santiago, uma das principais estrelas da natação paralímpica brasileira, conquistou mais um ouro, desta vez nos 100 metros livre da classe S12 (baixa visão), com o tempo de 1min00s51. Na mesma prova, a paraense Lucilene Sousa conquistou o bronze, reforçando a dobradinha brasileira no pódio.
Após a conquista, Carol comentou sobre seu desempenho na competição. “Confesso que não estou tão rápida quanto eu esperava nesta competição, mas fico feliz de trazer mais um ouro para o Brasil e treinar outras situações. É a primeira vez em que faço um programa de provas menor, tenho um espaço maior entre uma prova e outra e preciso me acostumar com isso também, a não estar o tempo todo no esforço, conseguir descansar e performar”.
“Estou bem satisfeita com o campeonato Mundial. Três provas individuais, três medalhas de ouro e um recorde mundial no revezamento”, completou Carol.
Outras medalhas brasileiras no dia
Além dos ouros de Gabriel e Carol, o Brasil conquistou outras medalhas nesta quinta-feira:
- Laila Suzigan Abate, de Minas Gerais, garantiu o bronze nos 100 metros peito SB5 (comprometimento físico-motor).
- Na prova dos 50 metros livre S4, duas brasileiras subiram ao pódio: a carioca Lídia Cruz levou a prata, e a mineira Patrícia Pereira conquistou o bronze.
Brasil soma 31 medalhas e ocupa sexta posição no quadro geral
Com as conquistas desta quinta-feira, o Brasil chegou a 31 medalhas no Mundial de Natação Paralímpica, sendo 10 ouros, 12 pratas e nove bronzes. A delegação ocupa a 6ª colocação no quadro de medalhas, reforçando o protagonismo nacional no paradesporto.
Protagonismo brasileiro no paradesporto mundial
Entre as performances históricas de Marina Dias e Eduardo Schaus na escalada e o desempenho arrebatador da equipe de natação em Singapura, o Brasil consolida sua posição como potência paralímpica. A conquista do bicampeonato mundial por Marina, o recorde de Gabriel Bandeira e os ouros de Carol Santiago simbolizam a nova fase de excelência do paradesporto brasileiro, que se fortalece a cada competição internacional e se prepara para os próximos desafios rumo a Paris 2024.
Mais Lidas
Esporte
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas