Brasil conquista seis medalhes e bate recorde no Mundial Paralímpico de Natação
Vitórias colocam o país na sexta colocação do quadro de medalhas
Wander Roberto/CPB
O Brasil conquistou mais seis medalhas, na última quarta-feira (24), no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura, incluindo dois ouros, três pratas e um bronze, com destaque para o recorde mundial da equipe mista no revezamento 4×100 metros livre 49 pontos. As vitórias colocam o país na sexta colocação do quadro de medalhas. As informações são da Agência Brasil.
A equipe composta por Carol Santiago, Lucilene Sousa, Thomaz Matera e Guilherme Batista completou a prova em 4min23s48, superando o recorde anterior da Ucrânia, de 4min25s78, registrado no Mundial de Manchester em 2023. Além disso, o mineiro Gabriel Araújo garantiu o outro ouro do dia nos 200 metros livre da classe S2, com o tempo de 3min58s45.
“Foi uma prova diferente de todas que eu já nadei até hoje. Mostra o que é um trabalho bem feito, um planejamento bem feito, uma boa rotina de treinos”, declarou Araújo.
Desempenho brasileiro nas pratas e bronze
O Brasil também conquistou três medalhas de prata nesta quarta-feira. Talisson Glock ficou em segundo nos 400 metros livre S6, Mariana Gesteira garantiu a prata nos 100 metros costas S9, e a equipe do revezamento 4×100 metros livre S14, composta por atletas com deficiência intelectual, também subiu ao pódio. A fluminense Lídia Cruz fechou o dia com o bronze nos 50 metros costas S4, consolidando a presença brasileira nas finais do dia seguinte.
A delegação brasileira classificou oito atletas para as finais desta quinta-feira (25). Nos 50 metros livre S4, Lídia Cruz e Patricia Pereira ficaram em segundo e terceiro lugares nas eliminatórias, com tempos de 40.03 e 41.47 segundos, enquanto Gabriel Cristiano avançou à final dos 50 metros livre S8 em quinto lugar, com 27.49 segundos. Nos 100 metros livre S12, Carol Santiago e Lucilene Sousa garantiram dobradinha brasileira, classificando-se em segundo e terceiro lugares com tempos de 1:02.06 e 1:02.66 minutos.
Carol Santiago também conquistou dois ouros individuais nos 50 metros livre S12 e 100 metros costas S12, reforçando sua performance na competição. Douglas Matera se classificou à final dos 100 metros livre S12 com 55.52 segundos, ocupando a sétima posição entre oito finalistas. Maiara Barreto avançou nos 50 metros livre S3 em sétimo lugar, com 1:09.00 minuto.
Resultados e eliminações no Mundial Paralímpico de Natação
Matheus Reine avançou às finais dos 100 metros livre S11, categoria para atletas com deficiência visual, com o tempo de 1:00.29 minuto, garantindo a terceira posição nas eliminatórias. Já Gabrielzinho fez 53.40 segundos nos 50 metros livre S3, mas não se classificou, competindo em uma categoria que não é sua especialidade. Nos 200 metros medley SM14, apenas Gabriel Bandeira avançou à final com 2:10.01 minutos; Arthur Xavier e João Brutos ficaram em nono e 15º lugares, respectivamente, e não avançaram.
Gabriel Melone também não se classificou à final dos 50 metros livre S6, completando a prova em 33.11 segundos e ficando em 11º lugar na classificação geral. A delegação brasileira é formada por 29 nadadores, sendo 16 homens e 13 mulheres, provenientes de sete estados: Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O estado de São Paulo possui o maior número de atletas, com dez convocados.
O grupo inclui 24 nadadores que cumpriram os índices estipulados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em três oportunidades: o Circuito Paralímpico – Fase Seletiva, a Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, em São Paulo, e o World Series de Guadalajara, no México. Outros cinco atletas foram convocados por atingirem o Índice Mínimo de Qualificação (MQS) do Mundial e apresentarem os melhores resultados para os revezamentos.
Mais Lidas
Esporte
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas