PT busca fortalecer candidaturas em cidades do interior para contornar dificuldades nas capitais
Estratégia seria focar em municípios com mais de 100 mil habitantes para minimizar possíveis derrotas de candidatos próprios e aliados
Para superar a falta de candidaturas fortes em algumas capitais, o Partido dos Trabalhadores (PT) tem investindo em campanhas de cidades grandes do interior de estados como Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. A estratégia seria focar em municípios com mais de 100 mil habitantes para minimizar possíveis derrotas de candidatos próprios e aliados. As informações são do Jornal O Globo.
Na Bahia, o PT almeja vitórias em seis das dez maiores cidades: Feira de Santana (616 mil habitantes), Vitória da Conquista (370 mil habitantes), Camaçari (370 mil habitantes), Lauro de Freitas (203 mil habitantes), Ilhéus (178 mil habitantes) e Barreiras (159 mil habitantes). Parte da estratégia é destacar o governador Jerônimo Rodrigues (PT), aprovado por 63% da população, segundo pesquisa Quaest de agosto, e evidenciar que a aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode beneficiar os municípios.
No entanto, essa abordagem ainda não tem sido suficiente para mudar a situação em Salvador, onde o cenário é desafiador para o PT entre as capitais nordestinas. O PT está representado na chapa de Geraldo Junior (MDB) com a vice Fabya Reis (PT). Eles iniciaram a campanha diante da possibilidade de reeleição do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) no primeiro turno.
Como mostrado pelo Portal M!, a pesquisa Quaest informou ontem (27), as intenções de voto dos candidatos à Prefeitura de Salvador. Em primeiro lugar, aparece o candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), com 66%. Em seguida, Geraldo Júnior (MDB) conta com 9% e Kleber Rosa (PSOL) com 4%. Reis conta com o apoio do ex-prefeito e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, que lidera o grupo político que governa Salvador há 12 anos.
Um dos locais de foco do partido está na segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana, onde o deputado Zé Neto enfrenta o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil). É a sexta tentativa do parlamentar para comandar a cidade. Em 2020, o petista venceu no primeiro turno, mas perdeu no segundo.
“Temos uma disputa muito acirrada e polarizada, mas o cenário agora é melhor, com sentimento de mudança mais latente. Nós perdemos muitas cidades grandes em 2020 e agora estamos tentando reconquistá-las, buscando nos fortalecermos com alinhamento com Lula e Jerônimo”, afirmou o candidato.
Partido busca melhorar visibilidade
Mesmo que o PT não vença essas disputas, o partido acredita que manter a militância ativa ajudará a dar visibilidade a candidatos locais e a defender o governo Lula pelo interior do país. Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho de Eleição do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), eleger prefeitos em cidades médias e grandes pode influenciar positivamente cidades menores da região.
“São municípios populosos com muitos eleitores, onde a extrema-direita se fortaleceu muito nas eleições recentes. E obviamente que ter um governo do PT outra vez nessas cidades, que na maior parte já foram governadas por nós e tiveram bom desempenho nas prefeituras, representa uma mudança significativa”, avaliou.
Leia também:
Pesquisa Quaest: Bruno lidera intenções de voto em Salvador, com 66%; Geraldo anota 9% e Kleber 4%
Caetano afirma que ‘Flávio Matos é Elinaldo de novo’ e propõe renovação em Camaçari
Zé Neto dispara contra estratégia de Zé Ronaldo e diz que ele não assume ‘problemas’ da atual gestão
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira
Prefeito ressalta projeção nacional da capital com presença do presidente e possibilidade de sua participação na folia de sábado
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro