Em discurso, governador tenta colar Geraldo Jr com Lula ao enaltecer candidatura de vice a prefeito de Salvador
Sem mencionar nomes, Jerônimo afirma que capital baiana ‘será libertada para que as pessoas possam ter seus direitos respeitados’
Em um discurso rápido, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tentou colar Geraldo Jr (MDB) com o presidente Lula (PT) ao enaltecer a candidatura de seu vice a prefeito de Salvador. O petista afirmou, na manhã deste domingo (4), que o emedebista e sua candidata a vice, Fabya Reis (PT) “não estão sozinhos”, pois são candidatos do presidente da República, apesar de não confirmar sua presença na campanha, e terão um arco de aliança composto por dez partidos: MDB, PT, PSB, PSD, PCdoB, PV, Podemos, Solidariedade, Avante e agora também Agir.
Antes de subir ao palco da convenção partidária do MDB, na Arena Fonte Nova, o governador relembrou, em entrevista ao Portal M!, que as pesquisas na época das eleições ao Governo da Bahia eram desfavoráveis, mas mesmo assim Jaques Wagner, Rui Costa e ele acabaram se elegendo a governador. A declaração veio em resposta a aliados do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) que acreditam na reeleição ainda do primeiro turno na capital baiana.
“Vocês conhecem como é que aconteceu o resultado de pesquisas para as eleições do Governo do Estado. Aparecia um cenário bastante desfavorável para [Jaques] Wagner, para Rui [Costa], e recentemente nas minhas eleições. Geraldo já pontua com Fabya, com números bem diferentes do que nós acompanhamos nas duas últimas eleições. Quando junta o potencial da chapa dos partidos, agregado ao apoio de Lula e do governador Jerônimo, ele pontua 35. Portanto, isso é real, nós sabemos que há uma vontade, está explícito a isso, quando a gente caminha pelos bairros, principalmente, que é onde mora a população”.
Salvador
Sem mencionar nomes, Jerônimo afirmou que ‘Salvador será libertada para que as pessoas possam ter seus direitos respeitados’. Além disso, o petista teceu críticas à atual gestão ao afirmar que quando “a população não tem uma unidade básica de saúde, ela fica refém, não tem liberdade”.
“Salvador precisa se libertar. Quando uma comunidade, homens e mulheres, não têm direito a uma creche, ela é dependente. Então, a liberdade que eu digo inicialmente são os serviços que a população se sente libertada. É por isso que a gente apresenta os nomes Geraldo e Fabya, fazer o que nós fizemos com a Bahia”, disse ao Portal M!.
O governador afirmou ainda que Geraldo Jr “tem que ser prefeito da empregabilidade” que, segundo ele, “dá autonomia, dinheiro no bolso e comida no prato do povo”. “Nós queremos fazer uma agenda do emprego. Então a pesquisa, pra mim, a minha tradução é essa. Eu tenho certeza e espero que o 15, que o MDB dará uma resposta com nossos partidos, a proposta de governo que já mudou em alguns cantos. Nós vimos isso em alguns outros municípios que o 15 governa e nós queremos fazer isso aqui. Eu quero agradecer ao presidente municipal, ao Lúcio [Vieira Lima], ao Geddel [Vieira Lima], desse momento importante”.
“Eu, ontem, tive no lançamento da convenção de Teixeira de Freitas, de Uldurico, um outro projeto importante para que o Oeste e o Extremo-sul possam ter dentro dessa nossa unidade de partidária, referências. Não é só do PSD, não é só do PCdoB, não é só do PSB, mas é do PT e é do MDB. Então essa unidade aqui fará, eu tenho certeza. A partir de hoje, até chegar o domingo do dia 6 [de outubro], serão 9 semanas fazendo uma boa convulsão política, social, cultural, na cidade do Salvador”, completou o governador ao Portal M!.
Confira a entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Geraldo Jr volta a dizer que candidatura a prefeito de Salvador ‘não é um projeto pessoal’
Lessa dá spoiler e diz que Agir será anunciado como 10º partido na coligação de Geraldo Jr a prefeito de Salvador
Carballal diz não ter dúvida que Geraldo Jr vai ‘ganhar essa eleição no 1º turno’
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho