Deputado Binho Galinha é preso após dois dias foragido da Polícia Federal
Parlamentar é suspeito de comandar uma milícia investigada por lavagem de dinheiro há mais de dez anos
Reprodução/Instagram @binho.galinha
O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), foi preso nesta sexta-feira (3), após se entregar ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) em Feira de Santana. Ele estava foragido desde quarta-feira (1º), quando foi deflagrada a operação Estado Anômico. Na ocasião, sua esposa e filho foram presos junto a outras sete pessoas. As informações são do Correio.
O parlamentar é suspeito de comandar uma milícia investigada por lavagem de dinheiro há mais de dez anos. A prisão preventiva de Binho Galinha foi cumprida por cerca de 20 agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que o escoltaram até Salvador, onde permanecerá custodiado.
Defesa diz que Binho Galinha prestará todas informações necessárias
Em nota, a defesa do deputado confirmou que Binho Galinha se apresentou, nesta sexta-feira (3), ao Ministério Público da Bahia, em Feira de Santana, acompanhado por advogados, sendo em seguida encaminhado para Salvador, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O comunicado ressaltou que o parlamentar tem colaborado com as autoridades desde o início das investigações. Segundo o comunicado, o parlamentar tem colaborado com as autoridades desde o início das investigações e reafirma sua confiança na Justiça.
“Binho Galinha também ressaltou que continuará prestando todas as informações necessárias e confia que a verdade será restabelecida, reafirmando o compromisso com o devido processo legal”, diz o comunicado.
Entenda as acusações contra Binho Galinha
Segundo o MP-BA, o deputado lidera uma organização criminosa com atuação principalmente em Feira de Santana. O grupo, que adota práticas semelhantes às de milícias, é investigado por crimes como lavagem de dinheiro, obstrução da Justiça, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, usurpação de função pública, embaraço a investigações e tráfico de drogas.
Binho Galinha já responde a duas ações penais derivadas da Operação El Patrón, deflagrada anteriormente pelo MP-BA. Nelas, foi denunciado por lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada. A atual operação busca aprofundar as investigações sobre a estrutura da organização criminosa, que segundo os promotores, possui divisão de tarefas entre os integrantes, incluindo policiais militares.
Além do deputado, outras dez pessoas foram presas, entre elas seu filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, e a esposa, Mayana Cerqueira da Silva, ambos já denunciados pelo MP. Até o momento, 15 pessoas foram denunciadas por envolvimento com o grupo criminoso.
Binho Galinha foi eleito pela primeira vez como deputado estadual em 2022 pelo partido Patriota, recebendo 49.834 votos e tornando-se o segundo mais votado de Feira de Santana. A eleição marcou a entrada do parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), onde passou a atuar em meio às investigações sobre sua conduta.
AL-BA abre caminho para cassação de Binho Galinha
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD), anunciou, na última quarta-feira (1º) que o Conselho de Ética da Casa seria acionado assim que a instituição recebesse notificação oficial. Segundo a parlamentar, serão adotadas todas as medidas internas previstas, com tramitação conduzida de forma transparente, imparcial e em estrita observância ao Estado de Direito, conforme previsto na Constituição, nas leis e no Regimento Interno da AL-BA.
Ivana Bastos afirmou que o colegiado terá prioridade em analisar as provas apresentadas, com a expectativa de decisão rápida sobre eventual cassação do mandato do parlamentar.
“Assim que houver ciência oficial, o Conselho de Ética será acionado para analisar o caso de forma objetiva. A ALBA permanecerá atenta para que todas as tramitações ocorram com transparência, imparcialidade e respeito ao Estado de Direito”, disse Ivana Bastos.
Jerônimo: Binho Galinha não terá blindagem política
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assegurou, nesta sexta-feira (3), que o deputado não terá tratamento diferenciado. O petista lembrou que cabe à Justiça e à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) conduzir o caso. No entanto, segundo o chefe do Executivo, parlamentares e autoridades eleitas devem responder às apurações sem privilégios legais.
“A população o elegeu para cumprir uma missão. No que diz respeito à questão judicial, eu não posso falar. Se há denúncias, a polícia apurou e está apurando. É aguardar a Justiça tomar decisão e a Assembleia também. Apoiarei quando a decisão vier acertada no sentido de garantir que não maculem a imagem de nós, políticos”, declarou o governador.
Mais Lidas
Política
Câmara aprova projeto que endurece regras para desapropriação de terras
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)