Em 3º lugar, Geraldo Jr suspende pronunciamento e emite nota: ‘fomos vitoriosos ao revelar problemas que prefeito tentou esconder’
Vice-governador responde ACM Neto e o desafia a entrar na disputa em 2026: ‘correu em 2018, não assimilou a derrota de 2022 e vai fugir novamente em 2026’
Após o anúncio da reeleição do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), o vice-governador da Bahia, Geraldo Jr (MDB) suspendeu seu pronunciamento neste domingo (6) depois de ficar em apenas 3º lugar na disputa eleitoral em Salvador. Em nota enviada ao Portal M!, o emedebista minimizou a perda até para o professor Kleber Rosa (PSOL) e destacou “a união e a força do seu grupo político, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues”. Com 98,42% das urnas apuradas na capital baiana, o prefeito teve 78,62% dos votos válidos. Já Kleber ficou com 10,48% e Geraldo Jr com 10,32%.
“Enfrentamos o favoritismo de um candidato à reeleição que usou politicamente a máquina da Prefeitura a seu favor, mas isso nunca nos intimidou, porque nosso objetivo vai além da vitória eleitoral. Fomos vitoriosos ao dar voz a milhões de pessoas que foram silenciadas e esquecidas nos últimos 12 anos. Fomos vitoriosos ao revelar problemas que o atual prefeito tentou esconder, mas que ele não poderá mais fechar os olhos no seu segundo mandato. Acabou o conto de fadas que eles insistiam em contar”, disse Geraldo Jr.
“Estou muito feliz pela campanha que Fabya Reis e eu fizemos. Agradeço a cada um dos eleitores que foi às urnas e confiou em nosso projeto. Saímos das eleições ainda mais fortes e unidos para os próximos desafios, que vão exigir coragem, determinação e trabalho, marcas inconfundíveis do nosso grupo político”, completou o candidato que disputou as eleições em Salvador pelo MDB com o apoio de outros nove partidos da base do governo (PT, PSB, PSD, PCdoB, PV, Podemos, Solidariedade, Avante e Agir).
Geraldo também fez um agradecimento especial ao governador e ao senador Jaques Wagner, que convidou o então presidente da Câmara Municipal de Salvador a disputar, em 2022, as eleições estaduais. Além disso, o emedebista afirmou que sua campanha com Fabya Reis também foi vitoriosa porque, segundo ele, confirmou a vinculação do grupo do atual prefeito com o ex-presidente Bolsonaro.
“Somos um time vitorioso e tenho muito orgulho de fazer parte deste time liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo. Além disso, tivemos a oportunidade de mostrar ao povo de Salvador que as principais obras e ações realizadas na capital nas duas últimas décadas foram realizadas pelo Governo do Estado, pelos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa e agora pelo governador Jerônimo Rodrigues”, disse o vice-governador, ressaltando que o ex-aliado “se consolida como principal nome do ex-presidente Bolsonaro na Bahia”.
Ainda na nota, Geraldo Jr disse que seu trabalho continuará com a mesma determinação e antecipou que algumas propostas apresentadas durante a campanha poderão se transformar em ações do Governo do Estado. “Vamos construir a Ponte Salvador-Itaparica, implantar o VLT, ampliar o metrô até o Campo Grande e trabalhar para melhorar a mobilidade urbana de Salvador, mas posso antecipar que algumas ideias apresentadas em nosso programa de governo serão incorporadas por nossa gestão. Nosso objetivo é trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.
ACM Neto
Ele também aproveitou para responder a declaração do ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente nacional União Brasil), que após o resultado da eleição, mandou um recado para Geraldo Jr. “Se não pode com a onda, nem entre no mar! Respeita o povo dessa cidade e manda avisar que vai ter Bruno Reis de novo! Beijos, já fui, tchau!”, tripudiou o ex-prefeito.
“Vamos ver se ele terá coragem de cortar o cordão umbilical com seu chefe político e assumir as rédeas da Prefeitura. É isso que seus aliados esperam, vamos ver se ele vai ter a coragem que eu tive”, provocou Geraldo Júnior, que acrescentou: “apesar da vitória, o clima do lado de lá é de tensão e agonia, porque nos bastidores todo mundo quer aproveitar essa oportunidade para se libertar do ex-prefeito de Salvador”.
Ainda em resposta ao ex-aliado, Geraldo disse que seu principal objetivo a partir de agora é “garantir a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues” em 2026. “Desafio o ex-prefeito ACM Neto a encarar essa disputa, mas duvido muito que ele vai ter coragem e capacidade para isso. Correu em 2018, não assimilou a derrota de 2022 e vai fugir novamente em 2026”, provocou.
Leia também:
Bruno Reis confirma favoritismo e é reeleito prefeito de Salvador no 1º turno
Capitais Belém e Porto Velho terão 2º turno para definir prefeito
TSE recebe quase 5,8 mil denúncias de propaganda eleitoral durante votação e substitui 2.651 urnas no 1° turno
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'
Lídice articula reunião da bancada baiana com o Ministério da Agricultura para enfrentar crise do cacau
Parlamentar aponta falhas na fiscalização fitossanitária e deságio imposto por indústrias importadoras
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda