Conheça propostas de Bruno, Geraldo e Kleber para as áreas de Segurança, Trabalho e Inovação
Apesar de ser competência do governo do estado, a insegurança é a maior preocupação dos soteropolitanos nestas eleições
Recentemente, um levantamento feito pelo Instituto Quaest mostrou que a avaliação dos prefeitos é melhor nas cidades onde a principal preocupação da população é a segurança pública. Os dados mostram a importância do tema, que, embora seja atribuição do governo do estado, é um dos principais focos dos candidatos a prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL).
Enquanto o candidato à reeleição propõe a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), o emedebista defende a criação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SMSC) para gerir a GCM. Da mesma forma, o psolista indica criação de um sistema municipal integrado entre prefeitura, população e Guarda, inclusive com a definição de um Conselho Popular.
Segurança Pública
Bruno: integração de operações e parceria comunitária
Além da ampliação do efetivo da GCM, as propostas do prefeito e candidato à reeleição incluem a criação do Observatório Salvador, que integrará Centros de Comando e Operações, permitindo monitorar a cidade em tempo real e melhorar a segurança.
A Guarda Municipal também será equipada com câmeras corporais, aumentando a transparência e colaboração com as polícias, bem como a aquisição de equipamentos, incluindo drones e viaturas. A formação contínua dos agentes será mantida, e haverá maior parceria comunitária, com programas de educação cidadã.
O Plano Municipal de Segurança seguirá em desenvolvimento, com foco na prevenção de crimes, drogas e violência nas escolas. Além disso, ações sociais, como o programa Vida Nova e o Treinar para Empregar, serão expandidas, promovendo inclusão social e qualificação profissional.
Geraldo: Conselho Municipal e monitoramento urbano
Sobre a proposta de criação da SMSC, o programa de governo de Geraldo indica que a pasta terá como pilares a prevenção à violência, segurança pública, defesa social e participação comunitária.
Há ainda a proposta de criação do Conselho Municipal de Segurança, ampliação do efetivo da Guarda Municipal e aposentadoria especial para guardas.
O plano abrange monitoramento urbano com câmeras, proteção de eventos e espaços públicos, parceria com forças de segurança e combate à violência de gênero e contra grupos vulneráveis, além de programas de redução de danos para usuários de substâncias.
Kleber: sistema integrado, Conselhos Populares e Ronda Cidadã
O candidato do PSOL, Kleber Rosa, tem, entre suas propostas, a criação de um sistema municipal integrado entre prefeitura, população e Guarda Municipal, com Conselhos Populares definindo ações regionais.
Para a Guarda Civil Municipal, propõe-se modernização, igualdade de gênero nos cargos de chefia, câmeras corporais e um enfoque antirracista.
A segurança preventiva será reforçada por Rondas Cidadãs focadas em respeito e proteção de grupos vulneráveis, expansão da Patrulha Maria da Penha, parcerias com Conselhos Tutelares e melhorias na iluminação pública.
Trabalho e renda
Bruno: fomento ao turismo, programa de microcrédito e incentivo à inovação digital
No campo do trabalho e renda, para os próximos quatro anos, Bruno Reis planeja impulsionar o turismo em Salvador com a implantação de um novo Centro de Convenções no Centro Histórico, ampliando as opções para eventos corporativos.
Ele pretende também criar cinco novos territórios turísticos e expandir programas de qualificação no setor. O programa “Invista Salvador” visa atrair investimentos e fomentar a economia, enquanto o “Salvador Lab” incentivará startups e soluções inovadoras.
Outras iniciativas incluem a criação de um programa de microcrédito, “CredSalvador”, a expansão de cursos de qualificação profissional, e a diversificação econômica em setores como saúde e logística.
Além disso, Bruno Reis defende a promoção da economia tech criativa por meio de programas como SalCine e Salvador Tech, visando criar empregos e fomentar a inovação cultural e digital.
Geraldo: programa para jovens, concursos públicos e qualificação
O emedebista lista medidas como a criação de um Programa de 1º Emprego e Estágio para jovens, a realização de concursos públicos para preencher lacunas na administração e a reestruturação do Sistema Público de Emprego com a expansão do SIMM, em parceria com o SINEBAHIA.
Geraldo também pretende alinhar políticas de qualificação e intermediação de mão de obra às demandas locais e oportunidades de grandes investimentos, apoiar a criação de aplicativos alternativos para melhorar a qualidade do emprego e da renda, e qualificar microempresas com o auxílio do Sebrae.
Além disso, será implementado um Programa de Qualificação Social e Profissional para aumentar a escolaridade e a capacitação da população economicamente ativa.
Kleber: apoio a cooperativas, ampliação de concursos e fomento ao empreendedorismo
O psolista Kleber Rosa pretende reforçar a administração pública em Salvador ao expandir concursos para áreas essenciais e reduzir a terceirização. Propõe também apoiar cooperativas populares e pequenos comerciantes com incentivos financeiros e melhores condições de trabalho para ambulantes, além de fomentar feiras e eventos culturais organizados por coletivos.
Para combater a precarização do trabalho, sugere a criação de uma plataforma municipal de transporte por aplicativo, o desenvolvimento de um Plano Municipal para o Trabalho Digno, e a ampliação do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST), junto com uma estrutura de orientação trabalhista gratuita.
Inovação
Bruno: expansão da Infovia, automação de processos e ampliação do acesso à informação
As propostas do prefeito Bruno Reis para o campo da Inovação em Salvador incluem melhorias na gestão pública, com foco em automatização de processos e valorização dos servidores, além da criação de um novo Planejamento Estratégico.
Há ainda o desejo de implantar um orçamento sensível a gênero e raça a partir de 2026, visando reduzir desigualdades. Na governança digital, destaca-se a consolidação da plataforma de serviços e a ampliação do acesso à informação, além do desejo de tornar a cidade mais inteligente com a integração de centros operacionais e a expansão da Infovia Salvador.
Bruno propõe ainda a modernização da Procuradoria Geral, incluindo o uso da Inteligência Artificial para otimizar processos e melhorar o atendimento ao cidadão, e um novo programa de cobrança de tributos buscará promover justiça fiscal.
Geraldo: fomento à inovação nos bairros, wi-fi gratuito em áreas públicas e educação tecnológica
O candidato do MDB planeja criar Espaços Dinamizadores em bairros de Salvador para fomentar a inovação e a criatividade, e oferecer wi-fi gratuito em áreas públicas para melhorar a conectividade.
Geraldo propõe também implantar Centros de Recondicionamento de Computadores e promover a economia circular com coleta seletiva e inclusão de catadores. Outras iniciativas incluem investir em educação tecnológica nas escolas municipais, estimular o desenvolvimento de startups tecnológicas e fortalecer ecossistemas de inovação com a colaboração de universidades e empresas.
Adicionalmente, deseja melhorar a conectividade em equipamentos públicos, implementar sistemas de informações acessíveis para o transporte coletivo e estruturar a gestão municipal para energias renováveis e redução de combustíveis fósseis.
OBS.: Kleber Rosa, do PSOL, não apresenta em seu plano de governo, proposta concretas para o campo da Inovação.
Planos de governo
Confira o plano de governo de Bruno Reis (UB), candidato à reeleição, na íntegra: clique AQUI.
Confira o plano de governo de Geraldo Júnior, candidato do MDB, na íntegra: clique AQUI.
Confira o plano de governo de Kleber Rosa, candidato do PSOL, na íntegra: clique AQUI.
Leia também:
Em nova pesquisa Quaest, Bruno Reis aparece com 74% das intenções de voto, enquanto Geraldo possui 6%
54% dos eleitores de Salvador ainda estão indecisos sobre voto para vereador, revela pesquisa Quaest
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Mesatenista brasileiro mantém invencibilidade no torneio e confirma fase consistente no circuito internacional
Polícia Civil lança site para rastrear aparelhos furtados no Carnaval da Bahia; entenda como funciona
Ferramenta integra banco de dados acessado pelas forças policiais em todo o estado