Pular para o conteúdo
Início » Vice-governador diz que Carnaval precisa ser ‘repensado’ e evita cravar criação de novo circuito

Vice-governador diz que Carnaval precisa ser ‘repensado’ e evita cravar criação de novo circuito

Primeiro entrevistado na sabatina entre candidatos a prefeito, Geraldo voltou a citar que Salvador não pode ser apenas verão e festa

Coordenador do Carnaval da Bahia nos últimos 2 anos, o vice-governador e candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Jr (MDB), disse que a festa deve “ser repensada” e defendeu a criação de um conselho para discutir as festas populares da capital baiana. Durante sabatina a um pool de veículos, incluindo o Portal M!, na noite desta terça-feira (10), ele garantiu que este é um ponto do seu plano de governo. No entanto, este colegiado já existe, é o Comcar (Conselho Municipal do Carnaval e outras Festas Populares) formados por todas as instâncias governamentais, representantes de blocos e de entidades, além de empresários do setor. Inclusive, o próprio emedebista foi o representante do governador Jerônimo Rodrigues (PT) neste ano e 2023.

“O que nós precisamos fazer, e está no nosso plano de governo, estamos estabelecendo um conselho pensando as festas populares. Precisamos fortalecer essas ações que trazem emprego e renda, mas temos que repensar o Carnaval em Salvador”, disse.

O atual vice-governador da Bahia voltou a citar que a capital baiana não pode ser apenas verão e festa e disse que, como coordenador do Carnaval neste ano, tirou o foco da capital baiana e levou a outros municípios do Estado. Geraldo também citou a necessidade de atenção aos profissionais que trabalham na festa momesca e cutucou o atual prefeito ao dizer “que vivem situação desumana”.

“Precisamos repensar os circuitos, trazer os empresários a uma discussão temática, precisamos pensar quem vive do carnaval, naqueles ambulantes em situação desumana”, defendeu.

O emedebista afirmou ainda que o conselho, além de pensar e gerir festas populares, deverá auxiliar a humanizar a folia momesca. Ele citou ainda que pretende, se eleito, fortalecer o circuito Osmar, no Campo Grande, outro promessa também que já vem sendo feita pelas últimas gestões municipais desde o ex-prefeito João Henrique (PL), com a volta do tradicional encontro de trios e abertura da festa no circuito.

“Teremos um conselho pensando o carnaval e as festas populares, mas precisamos humanizar o carnaval, tirar os interlocutores que ganham comissões no carnaval. Irei dar um tratamento especial aos ambulantes, vamos fortalecer o circuito do Campo Grande”.

Ainda sobre o circuito no centro da cidade, Geraldo pontuou que é necessário envolver os setores econômicos e participativos para construir “uma cidade onde as pessoas sejam ouvidas”.

Novo circuito?

Ainda no assunto Carnaval, Geraldo foi questionado sobre o que pensa a respeito da criação de um novo circuito. Nos últimos anos, há especulação de criar um circuito na região da Boca do Rio para desafogar os tradicionais, principalmente a Barra, que poderia até deixar de existir.

“Essa decisão não pode ser do prefeito ou da vice, tem que ser conversada. Me coloquei à disposição do atual prefeito para pensar os circuitos, a vida dos ambulantes, os blocos. O carnaval sem corda está tendo maior olhar dos grandes empresários. Precisamos conversar com quem entende, especialistas. Se necessário, conversar com outros estados, entretenimento, vamos fazer, vamos pensar juntos”.

Ainda na sabatina, o candidato a prefeito de Salvador pontuou que o processo de incremento e fortalecimento das ações de inovação e tecnologia serão fundamentais para fortalecer as ações do Carnaval e das festas populares e, para isso, especialistas no assunto deverão ser ouvidos. “Essa é uma decisão que vamos fazer coletivamente”.

Confira a sabatina na íntegra:

Leia também:

Geraldo Jr critica transporte público de Salvador, mas sobe tom ao ser questionado sobre retirada de linhas na RMS