Kleber, Geraldo e Ana Paula marcam presença na Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em busca de votos
Prefeito Bruno Reis foi único candidato a não comparecer ao evento que aconteceu, neste domingo, no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra)
Em meio à campanha eleitoral municipal, os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Salvador marcaram presença na 21ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, que aconteceu, no último domingo (8), no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). Em busca de votos, os candidatos Kleber Rosa, Geraldo Júnior (MDB) e Ana Paula Matos (PDT), que concorre à reeleição na chapa do prefeito Bruno Reis (União Brasil) – único ausente -, firmaram compromissos com a comunidade LGBTQIAPN+ para os próximos 4 anos de gestão municipal.
Figurinha carimbada nas paradas desde que comandava as secretarias de Assistência Social e Saúde, Ana Paula voltou ao Farol da Barra para participar de mais uma vez do evento. “Tarde linda, de muito respeito, amor e diversidade na 21ª Parada LGBT+ de Salvador, na Barra […] É inspirador ver tantas pessoas se unindo em prol da igualdade e do respeito, à vontade em ser quem realmente são. Que juntos, façamos um futuro mais justo e acolhedor”, declarou a atual vice-prefeita.
Matos esteve na parada acompanhada da secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento, que vem desenvolvendo programas e ações focadas no combate a LGBTfobia. A vice-prefeita falou sobre as ações da atual gestão municipal, destinadas à comunidade, como o Comitê Técnico de Combate a LGBTfobia Institucional, o Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos LGBT, além da entrega Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBTQIA+, inaugurado no ano passado quando ela comandava a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Nosso compromisso é continuar ouvindo a comunidade LGBT+ para avançarmos ainda mais nas políticas públicas. Acolher e cuidar já são marcas da nossa gestão, por isso a cada dia Salvador mostra que não quer retroceder”, declarou a candidata à reeleição.
Geraldo Jr
Acompanhado de sua vice Fabya Reis (PT), Geraldo Jr lembrou que o Brasil é líder em violência e assassinatos contra pessoas LGBTs, e por isso, assumiu um compromisso de criar e desenvolver programas de inclusão e combate a preconceito se eleito. “Vamos fazer de Salvador uma cidade que cuida das pessoas, com igualdade de direitos. Vamos implementar políticas para combater a discriminação e violência, a partir de campanhas de cidadania e envolvimento da Guarda Municipal e de outros setores públicos. Salvador vai ser referência para o Brasil”, destacou o vice-governador e candidato a prefeito da capital baiana.
Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, em 2023, foram 257 mortes violentas documentadas, representando uma morte a cada 34 horas. Foi pensando nessas estatísticas que, segundo o candidato emedebista desenvolveram projetos e propostas para a gestão, durante os encontros e debates do programa de governo Pensar Salvador.
“Desde o início da nossa pré-campanha tivemos o cuidado de pensar a cidade em sua diversidade, dessa forma, realizamos diversas temáticas dentro da Pensar Salvador, onde ouvimos a população LGBTQIAPN+ e traçamos propostas que serão implementadas em nosso governo, pois queremos uma Salvador para todas as pessoas”, afirmou Geraldo.
Kleber Rosa
A convite de movimentos sociais organizados pela “Casa Marielle Franco”, o candidato Kleber Rosa foi acompanhado de sua vice, Dona Mira Alves, e afirmou que pretende desenvolver programas conscientização dos direitos LGBTQIAPN+ para permitir acesso igualitário a políticas públicas. O psolista também quer implementar programas de atendimento psicológico e formação educacional para desenvolver o respeito a diversidade sexual nas escolas.
“Promover uma sociedade inclusiva e acolhedora não apenas beneficia a comunidade LGBTQIAPN+. Enriquece toda a sociedade. Precisamos fortalecer o respeito mútuo. Portanto, é importante que todos se engajem na luta por esses direitos, defendendo a igualdade e o respeito”, frisou Rosa.
Dona Mira Alves complementou, destacando a importância de desenvolver programas mais eficazes, principalmente aqueles que são destinados a proteção contra crimes de homofobia e transfobia, além de promover a geração de empregos e renda para a LGBTQIAPN +.
“Não vamos admitir na nossa gestão o ódio e a exclusão social que tanto atingem a comunidade LGBTQIAPN+. Salvador será a cidade da diversidade. Vamos incluir a comunidade no mercado de trabalho, pois são pessoas extremamente qualificadas e talentosas e que, infelizmente, devido ao preconceito de nossa sociedade, acabam ficando excluídas das vagas de emprego”,ressaltou a vice.
Leia também:
Muita Informação e mais cinco veículos realizam sabatina com candidatos à Prefeitura de Salvador nesta semana
Ação de prevenção à violência acontece neste domingo em Salvador, durante Parada LGBTQIAPN+; saiba como participar
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Celular de autor de atentado no STF é analisado pela PF em busca de conexões
Manifestantes ocupam ruas em várias capitais em protesto contra escala 6×1
Última superlua cheia do ano pode ser vista nesta sexta-feira
No horário de Brasília, o auge da lua cheia está previsto para as 18h28
Gilmar Mendes vota pela soltura de Robinho; placar está 3 a 1 pela manutenção da prisão
Fux, Barroso e Fachin votaram para manter a prisão
Em nota, Eduardo Bolsonaro repudia tentativa de ligar ataque ao STF a Jair Bolsonaro
PL classifica o ato como um suicídio de Francisco Wanderley Luiz, autor do ataque, e não uma tentativa de ataque ao Estado Democrático de Direito
Governo do Estado entrega 53 casas em Dário Meira e anuncia novas obras de recuperação
Famílias que foram atingidas por enchente, em 2021, foram beneficiadas pelo programa 'Bahia, Minha Casa'
Paulo Pimenta se manifesta contra anistia a envolvidos no 8 de janeiro: ‘É estimular impunidade’
Ministro também comentou sobre o andamento das investigações do ataque ao STF, destacando a rapidez com que estão sendo feitas
Davidson ressalta importância do Festival de Maragogipinho: ‘Geração de emprego e renda e valorização cultural’
Evento teve início na quinta-feira (14) e segue até o domingo (17), com uma programação que celebra mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos do Recôncavo
SSP, CBF e Arena Fonte Nova finalizam esquema de segurança para Brasil x Uruguai
Representantes da Federação Baiana de Futebol, CCR Metrô Bahia e Guarda Municipal também participaram das definições
Autor de atentado ao STF se deixou levar pelo ódio, diz irmão
Polícia Federal apura como Francisco financiava sua permanência em Brasília e se ele agiu sozinho ou contou com apoio para realizar o ataque
Novembrinho Azul alerta para cuidados essenciais com crianças e adolescentes
Objetivo é diagnosticar precocemente condições que podem afetar a saúde dos meninos
Aeronave com destino ao Qatar faz pouso forçado em Salvador após problema técnico
Avião partiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Doha