Pequenas indústrias enfrentam piora financeira pelo 2º trimestre seguido, aponta CNI
Índice que mede percepção dos empresários em relação às finanças caiu de 42 pontos para 40,6 no 1º trimestre

A situação financeira das pequenas indústrias brasileiras voltou a piorar no início de 2025, marcando o segundo trimestre consecutivo de retração, de acordo com o Panorama da Pequena Indústria (PPI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (6).
O índice que mede a percepção dos empresários em relação às finanças, margens operacionais e acesso ao crédito caiu de 42 pontos para 40,6 no 1º trimestre, uma redução de 1,4 ponto. O indicador varia de 0 a 100, sendo que valores abaixo de 50 refletem avaliação negativa.
No trimestre anterior, o recuo havia sido de 0,8 ponto, o que torna a queda atual quase o dobro da registrada entre o 3º e o 4º trimestres de 2024. A piora também se estende ao desempenho geral das pequenas indústrias, cujo indicador passou de 46,8 pontos para 44,7 pontos, uma retração de 2,1 pontos. Apesar de habitual para o período, o número indica desempenho similar ao do 1º trimestre de 2024, quando o índice ficou em 44,3 pontos.
O desempenho é medido com base em fatores como volume de produção, uso da capacidade instalada e evolução do número de empregados. A queda confirma uma tendência de fragilidade no setor, já observada no fim do ano passado.
Confiança empresarial permanece em queda
A confiança dos empresários industriais de pequeno porte também segue em trajetória negativa. Em abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu de 46,5 para 45,6 pontos, permanecendo abaixo do patamar de 50 pontos pelo quinto mês consecutivo. Desde outubro de 2024, o indicador acumula perda de 6,4 pontos.
Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o principal fator por trás desse cenário é a elevação da taxa básica de juros.
“Não à toa, a piora da situação financeira e da confiança começou logo após o início do ciclo de elevação da taxa de juros. Até então, o setor apresentava dados bastante positivos, com demanda e atividade aquecidas, mas isso foi se enfraquecendo desde o fim do ano passado”, afirma o economista.
Outro dado que reforça o pessimismo do setor é o recuo no índice de perspectivas da pequena indústria, que mede a expectativa das empresas em relação ao próprio desempenho. O indicador caiu 0,5 ponto em abril, chegando a 47,7 pontos – abaixo dos 49,2 registrados no mesmo mês de 2024.
Carga tributária é entrava para pequenas indústrias
A carga tributária elevada segue sendo apontada como o principal entrave para as pequenas indústrias da transformação, mencionada por 39% das empresas no 1º trimestre. Entretanto, a preocupação com a demanda interna insuficiente apresentou avanço significativo, ocupando agora a segunda posição no ranking, citada por 26,5% das indústrias. No trimestre anterior, esse fator era apenas o sexto mais relevante.
A escassez ou alto custo da matéria-prima aparece em terceiro lugar, com 25,3% das menções. Já entre as indústrias da construção civil, os juros altos lideram como o maior problema, indicados por 39% das empresas. Em seguida, estão a carga tributária (29,7%) e a demanda interna insuficiente (23,7%).
Neste segmento, a preocupação com a demanda interna também subiu no ranking, saindo da nona para a terceira colocação, evidenciando uma mudança de cenário nas principais dificuldades enfrentadas pelo setor.
Os dados fazem parte do Panorama da Pequena Indústria (PPI), publicação trimestral elaborada pela CNI. O relatório é produzido com base nas informações da Sondagem Industrial, da Sondagem Indústria da Construção e do ICEI, e busca captar o desempenho, os problemas enfrentados e as expectativas das pequenas empresas do setor industrial brasileiro.
Mais Lidas
Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores
Negócios
Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro