Pular para o conteúdo
Início » Geraldo Jr. nega criação de cargos ao propor pasta municipal de Segurança Cidadã

Geraldo Jr. nega criação de cargos ao propor pasta municipal de Segurança Cidadã

Geraldo Júnior propõe criação de pasta municipal de Segurança e reforço nas ações de enfrentamento
Candidato do MDB criticou o fato de a Guarda Civil Municipal estar lotada na Secretaria Municipal de Ordem Pública

O vice-governador e candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Jr (MDB), voltou a propor, nesta terça-feira (10), a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Cidadã para abrigar a Guarda Civil Municipal (GCM), além da instituição de uma Política de Segurança Pública da capital baiana. As propostas foram anunciadas durante a sabatina realizada pelo Portal M!, em parceria com outros cinco veículos de imprensa: Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba.

“Vamos criar a Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, ao contrário do que o atual prefeito faz, de cruzar os braços. Segurança pública é um problema nacional. E nós temos a consciência, saio da condição de candidato ao prefeito de Salvador e volto à condição de vice-governador, nós estamos enfrentando o crime organizado. Mas, o crime organizado e a segurança pública não é responsabilidade apenas do Estado. É do presidente Lula, e ele está fazendo. São dos municípios, e nós precisamos fazer”, alfinetou o candidato.

Ele também criticou o fato de a GCM estar lotada na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e prometeu fortalecer as ações da Guarda. “Está lotada numa Secretaria de Ordem Pública, que cuida de cemitérios, da iluminação da cidade e são importantes, que faz uma péssima gestão da coleta de lixos na cidade do Salvador. E nós vamos ter a oportunidade de tratar isso. Nós vamos tirar a Guarda Municipal da Semop e vamos lotar ela na Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil para fortalecer as ações da guarda municipal”, assegurou.

Questionado se a instituição de uma nova Secretaria representaria apenas uma “criação de cargos”, o emedebista negou e enfatizou a necessidade de promover a “humanização das forças de polícia”. “Ao contrário do que dizem, nós não vamos criar uma Secretaria de Segurança Pública Municipal. É uma Secretaria de Segurança Cidadã e de Defesa Civil para estabelecer políticas da paz, políticas da cultura da paz e cidadania”.

Reforço nas ações de enfrentamento

Durante a sabatina, Geraldo Jr também foi perguntado sobre a necessidade de reforço nas ações de enfrentamento na periferia, como forma de combater o crime organizado. Em sua avaliação, se trata de “fortalecer o combate ao crime organizado”.

“E nós estamos fazendo isso diariamente, através forças de política e integração com o Ministério Público. Mas enfrentamento ao crime organizado também significa valorizar a segurança cidadã. Não há como valorizar a segurança cidadã se não estabelecer uma política de cidadania e da paz”, apontou.

O candidato enfatizou ainda que o Governo do Estado trouxe 1.300 policiais da reserva para fortalecer as ações policiais no interior e na capital. “Nós fortalecemos e humanizamos os policiais. Nós fortalecemos as ações. Nós já trouxemos mil e trezentos policiais da reserva para fortalecer essas ações no estado e em Salvador. Eu estou falando de uma política pública nacional de segurança. Nós vamos tratar a saúde pública do município a educação e a segurança com responsabilidade”, garantiu.

Sabatinas

Geraldo Jr foi o primeiro dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador sabatinados pelo pool de veículos. Nesta quarta-feira (11), a partir das 19 horas, será a vez do candidato do PSOL, Kleber Rosa, e na sexta-feira (13), no mesmo horário, o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas têm transmissão no YouTube do Portal Muita Informação.

Confira a sabatina de Geraldo na íntegra:

Leia também:

Geraldo Jr diz que não há pontos positivos na gestão de Bruno Reis

Vice-governador diz que Carnaval precisa ‘ser repensado’ e defende amplo debate

Geraldo Jr lista falta de médicos e baixa cobertura da atenção básica como principais gargalos da saúde em Salvador

Reprodução/Instagram @geraldojunioroficial