Em votação acirrada, Caetano supera Flávio e volta a comandar Camaçari pela quarta vez

Petista acompanhou apuração em sua casa; em comemoração, prefeito eleito, familiares e militância entoavam “mete o pé e vai se embora’


Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandes 27/10/2024 18:34 • Eleições 2024Política
Em votação acirrada, Caetano supera Flávio e volta a comandar Camaçari pela quarta vez - Reprodução/Instagram @oficialcaetano

Luiz Caetano (PT) é eleito, pela quarta vez, prefeito de Camaçari, no município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), depois de desbancar o presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos (União Brasil) no 2º turno da eleição. Com a vitória, o petista assumirá o Executivo municipal ao lado de Pastora Déa (PSB) como vice-prefeita no dia 1º de janeiro de 2025, depois de ter governado a cidade em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012.

Caetano acompanhou a apuração dos votos em sua casa ao lado de familiares e militantes. “Mete o pé e vai se embora”, cantavam em comemoração contra o grupo liderado pelo atual prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil), que comandou o municípios nos últimos 8 anos.

Diante de um clima de guerra que assolou o quarto maior colégio eleitoral da Bahia durante toda a campanha eleitoral, o prefeito eleito conseguiu manter a vantagem do 1º turno e voltou a vencer o adversário, dessa vez com uma distância ainda maior de votos. No 2º turno da eleição, Caetano liderou a disputa com 50,92% dos votos, contra 49,08% de Flávio.

Se por um lado o petista aumentou o seu percentual e garantiu quase 3 mil votos a mais do que na primeira disputa, por outro, o candidato do União Brasil diminuiu a porcentagem, apesar de também ter aumentado o número total de votos. No total, foram 80.512 votos para Luiz Caetano e 77.600 para Flávio Matos, diferença de quase 2.912 votos. No último dia 6 de outubro, esta diferença foi de apenas 559 votos entre os dois.

Neste domingo, a cidade da RMS não apresentou os mesmos problemas de apuração do 1º turno, ocasião em que foi o último município do Brasil a divulgar o percentual oficial dos votos, em decorrência de problemas com as urnas eletrônicas e denúncias de crimes eleitorais. Vale destacar que, desde a abertura das campanhas, Camaçari vinha tendo a corrida eleitoral mais disputada da Bahia e uma das mais acirradas do Brasil, muito por conta da forte polarização partidária entre Caetano e Flávio.

Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes

Mais Lidas

Eleições 2024

Últimas Notícias

Prefeitura anuncia hospital 100% público com mais de 100 leitos em Feira de Santana -
Cidades 15/04/2025 às 16:32

Prefeitura anuncia hospital 100% público com mais de 100 leitos em Feira de Santana

Unidade terá leitos de UTI, cirurgia eletiva e ambulatório


Estudantes da Bahia debatem protagonismo e comunicação no ‘Voz da Rede’ -
Cidades 15/04/2025 às 16:01

Estudantes da Bahia debatem protagonismo e comunicação no ‘Voz da Rede’

Encontro reúne jovens de 77 municípios para trocar experiências, produzir conteúdo e fortalecer vínculos com escola pública


Lewandowski alerta: resistência de governadores ameaça combate ao crime no Brasil -
Política 15/04/2025 às 15:29

Lewandowski alerta: resistência de governadores ameaça combate ao crime no Brasil

Declaração foi feita durante evento em Brasília, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública


Sindpoc celebra chegada de drones e aposta em operações mais seguras da polícia civil -
Cidades 15/04/2025 às 14:42

Sindpoc celebra chegada de drones e aposta em operações mais seguras da polícia civil

Tecnologia deve aumentar a eficiência das operações, reduzir riscos aos policiais civis e reforçar o combate às facções criminosas


Bruno Reis entrega contenções de encostas e reforça combate a riscos em Salvador: são 551 áreas seguras -
Cidades 15/04/2025 às 14:11

Bruno Reis entrega contenções de encostas e reforça combate a riscos em Salvador: são 551 áreas seguras

Obras nos bairros Cosme de Farias e Matatu contaram com investimento de R$ 1,3 milhão


Nova iniciativa do IEL promete transformar negócios na Bahia com soluções criativas e tecnologia aplicada -
Negócios 15/04/2025 às 13:40

Nova iniciativa do IEL promete transformar negócios na Bahia com soluções criativas e tecnologia aplicada

Evento reunirá empresários e pesquisadores para apresentar estratégias acessíveis de transformação nas empresas baianas


Cassação de Glauber Braga gera polêmica: líder do PL defende punição mais branda -
Política 15/04/2025 às 13:09

Cassação de Glauber Braga gera polêmica: líder do PL defende punição mais branda

Sóstenes Cavalcante considera decisão exagerada, mas segue posição do partido a favor da perda do mandato


Adeus à fama? Cate Blanchett confessa incômodo com celebridade e fala em se aposentar do cinema -
Coluna Ohh! 15/04/2025 às 12:38

Adeus à fama? Cate Blanchett confessa incômodo com celebridade e fala em se aposentar do cinema

Atriz australiana afirma estar cansada do glamour e quer seguir outros caminhos após mais de 30 anos de carreira


Anistia do 8 de janeiro expõe fila oculta de projetos engavetados há anos na Câmara -
Política 15/04/2025 às 12:07

Anistia do 8 de janeiro expõe fila oculta de projetos engavetados há anos na Câmara

Apesar de permitir tramitação acelerada, pedidos de urgência não garantem análise imediata nem inclusão em pauta do plenário


Pedro Tavares acusa Jerônimo de abandonar gestão na Bahia: ‘governa pensando em eleição’ -
Política 15/04/2025 às 11:32

Pedro Tavares acusa Jerônimo de abandonar gestão na Bahia: ‘governa pensando em eleição’

Insegurança, saúde e seca: deputado estadual aponta 'fadiga de material' após duas décadas do PT no poder