Wilson Gomes lança livro ‘A Tirania da virtude’ no Pelourinho e provoca debate sobre ideologia identitária
Evento acontece durante II Congresso de História Social da Bahia, que acontece no próximo dia 14, em Salvador
Divulgação
O professor, cientista político e pesquisador Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), lança, no próximo dia 14, das 17h às 19h, o livro A Tirania da Virtude. O evento acontece durante o II Congresso de História Social da Bahia, no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, no Pelourinho, reunindo pesquisadores, estudantes e interessados em política, democracia e sociedade.
A obra traz uma análise crítica da ideologia identitária, também conhecida como cultura woke, e propõe reflexões sobre pluralismo e direitos civis.
“Não faço à ideologia identitária uma crítica dogmática, obscurantista, reacionária, de alguém que despreza minorias, odeia direitos humanos e desvaloriza direitos civis de grupos socialmente estigmatizados. Minha crítica existe porque vejo nessa ideologia e nesse estilo de ativismo uma postura dogmática, obscurantista, violenta e avessa ao pluralismo”, destacou Wilson Gomes.
Professor defende pluralismo, democracia e direitos civis
O professor da Faculdade de Comunicação da Ufba afirmou que a ideia de igualdade em dignidade e direitos é a base do contrato social. Ele defende que uma democracia consequente não pode permitir que grupos vítimas de discriminação tornem-se operadores de novas formas de injustiça.
A obra destaca que pluralismo, tolerância e debate aberto são essenciais para gerir conflitos legítimos na sociedade. O livro, segundo o autor, convida a uma reflexão sobre como a sociedade brasileira chegou ao atual cenário político e social. Ele ressalta que a discussão sobre ideologia identitária deve ser pautada pelo equilíbrio entre direitos individuais e coletivos, defendendo a educação cívica e o debate racional como instrumentos de transformação social.
“Não se é progressista sem ser sensível às reivindicações de direitos e de reconhecimento social de minorias políticas. Isso não está em questão quando se faz a crítica que precisa ser feita à ideologia identitária”, completou Gomes.
Conheça trajetória de Wilson Gomes
Doutor em Filosofia desde 1988, Wilson Gomes atua há mais de 30 anos na UFBA e há 20 anos é professor titular da Facom/UFBA. Pesquisador 1A do CNPq, ele coordena o Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital (ICNT.DD). Gomes também é referência em comunicação política e democracia digital, fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e orientador de diversas dissertações e teses.
Ao longo de sua carreira, exerceu funções de gestão em Ciência e Tecnologia, incluindo participação no Conselho Técnico-Científico da Capes e presidência do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão da UFBA.
Editora Sagga reforça importância do lançamento
A Sagga Editora, responsável pela publicação, afirmou que o lançamento de “A Tirania da Virtude” é oportuno para avaliar o cenário político atual. “Publicar A Tirania da Virtude é de fato muito importante neste momento tão conturbado da política brasileira. É um convite ao leitor para uma avaliação de como chegamos ao nosso atual cenário político”, afirmou o representante da editora, Grimaldo Carneiro.
Serviço – Lançamento do livro – “A Tirania da Virtude” de Wilson Gomes
- Quando: Terça-feira, 14 de outubro
- Onde: Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, no Pelourinho, durante o II Congresso de História Social da Bahia
- Horário: 17h às 19h
- Quanto: Gratuito
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva