Tatiana Dias Gomes celebra legado do avô durante lançamento de livro com cartas trocadas com Jorge Amado: ‘Vi a alma dos dois’
Neta de Dias Gomes participou, nesta quinta-feira (7), do lançamento do livro ‘Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado’, na Biblioteca do Palacete Tira-Chapéu
Equipe M!
A homenagem a Dias Gomes durante a Flipelô 2025 ganhou um tom afetivo e musical com a estreia da cantora e compositora Tatiana Dias Gomes, neta do dramaturgo, na programação do evento. A artista se apresenta neste sábado (9), na Casa Motiva, ao lado do marido e parceiro musical Leo Martins, em um show de voz e violão no Centro Histórico de Salvador, integrando o tributo oficial à obra de seu avô.
Além da apresentação, Tatiana participou, nesta quinta-feira (7), do lançamento do livro Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado, que reúne correspondências inéditas trocadas entre os dois escritores. A obra inaugura a coleção “Um Gesto de Amizade”, organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado e lançada na Biblioteca do Palacete Tira-Chapéu.
“Eu vi muito da alma dos dois ali, muito da amizade, muito do que eles estavam vivendo naqueles momentos. Foram muitos anos, são várias cartas. E eu senti a presença do meu avô no livro, muito bonito”, afirmou em entrevista ao Portal M!.
Cartas revelam humor e laços profundos entre dois gigantes da literatura
Durante a entrevista, Tatiana destacou o impacto emocional da leitura das cartas e o retrato da amizade entre Dias Gomes e Jorge Amado. Mesmo sem ter participado da curadoria do material, ela se envolveu pessoalmente com os conteúdos.
Ela relembrou que o que mais lhe chamou atenção foram as nuances do humor e do afeto entre os dois amigos, mesmo nos momentos difíceis da vida e da história do país. “Ficou muito marcado ali os momentos que eles estavam vivendo de vida e também no país. E também isso de ver o humor do meu avô ali, ele falando muito bem-humorado, muito alegre com um amigo”, disse.
A obra é fruto de um trabalho editorial coordenado por Bete Capinan e Paloma Jorge Amado, filha de Jorge Amado e membro do Conselho da Fundação. A proposta é dar início a uma série de livros com base nas cartas arquivadas pela instituição, e o volume com Dias Gomes foi escolhido para abrir a coleção, aproveitando o fato de o dramaturgo ser o homenageado da 9ª edição da Flipelô.
Homenagem musical resgata trilhas sonoras que marcaram gerações
Para este sábado (9), Tatiana e Leo prepararam um repertório especial para o show, com base em trilhas sonoras de novelas e peças teatrais escritas por Dias Gomes, incluindo canções compostas por ele em parceria com Chico Buarque e Francis Hime.
“A gente fez uma pesquisa com as trilhas sonoras dos grandes sucessos do meu avô. Selecionamos músicas que as pessoas vão se lembrar mais e também da nossa peça, o Rei de Ramos, cujas músicas foram compostas por ele, o Chico Buarque e o Francis Hime”, explicou Tatiana.
A apresentação acontece às 17h30, na Casa Motiva, espaço montado no Vale do Dendê, no coração do Pelourinho. “Está tudo muito lindo aqui. Capricharam na produção”, disse ela ao convidar o público para prestigiar o momento.
Confira a entrevista na íntegra:
Memórias afetivas com o avô e a força da dramaturgia como crítica social
Tatiana tinha apenas 13 anos quando Dias Gomes morreu, mas guarda memórias vívidas da relação com o avô. Uma das mais marcantes foi em um Natal, quando ele se vestiu de Papai Noel e ligou de um cômodo a outro da casa para manter viva a fantasia para os netos. “Ele fazia a voz do Papai Noel e dizia ‘Tati, você pediu uma boneca?’. A gente acreditava. Era um dia muito mágico”, lembrou emocionada.
Ela também relembra o último encontro entre os dois, quando o avô escutou pela primeira vez uma gravação dela com o pai. Ele ficou entusiasmado com a performance da neta e mostrava a fita para todos: “Olha minha neta cantando!”
Durante a preparação para a Flipelô, Tatiana revisitou a dramaturgia do avô e escolheu dois personagens favoritos: Branca Dias, da peça O Santo Inquérito, e Zé do Burro, de O Pagador de Promessas. Ambos, segundo ela, continuam relevantes por tratarem de temas como intolerância religiosa.
“São dois personagens muito puros, que retratam a intolerância religiosa e foram punidos por isso. E continuam atuais”, afirmou.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]