header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Sarau poético Caminhos da Liberdade estreia em 9 de abril na CAIXA Cultural Salvador

Sarau poético Caminhos da Liberdade estreia em 9 de abril na CAIXA Cultural Salvador

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Obra de literatura de cordel é dedicada ao público infanto-juvenil e inspirada nas lutas pela independência do Brasil na Bahia

A CAIXA Cultural Salvador recebe, no dia 9 de abril, às 19h, o sarau poético Caminhos da Liberdade. O evento tem entrada gratuita e vai marcar o lançamento do livro homônimo, dedicado ao público infanto-juvenil de Maviael Melo, e com ilustrações de Adélia Oliveira.

Maviael Melo é poeta, cantador, produtor, cordelista e escritor. Como anfitrião do evento, convida ainda os artistas Cicinho de Assis, Mariana Guimarães, Aiace, Juliana Ribeiro e Joana Terra.

O livro Caminhos da Liberdade reúne cordéis escritos por Maviael em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, ocorrido no ano passado. Os textos destacam o movimento anticolonial que teve como protagonistas pessoas do povo, mulheres e homens pretos, as marisqueiras, os estivadores, os indígenas, além de vaqueiros e outros representantes de uma
sociedade baiana invisibilizada.

De acordo com o autor, os textos foram inspirados em dois trabalhos dedicados ao tema dos quais ele fez parte em 2023. Um deles foi o docudrama ‘Caminhos da Liberdade: o Bicentenário da Independência da Bahia – 1823 – 2023’, com direção do professor Robson Costa. O outro foi a exposição ‘Verdade e Liberdade – A Saga Baiana da Libertação Nacional’, que teve direção do professor e historiador Ricardo Carvalho e ocorreu na CAIXA Cultural Salvador.

Segundo Maviael, a necessidade de pesquisar o tema e a interação com os historiadores na participação no documentário e na exposição foram fundamentais para que a ideia do livro se concretizasse. “A convite do professor Ricardo Carvalho, escrevi textos das fotos sobre o tema para uma exposição na CAIXA Cultural e com isso aprofundei um pouco no assunto, escrevendo outras
pautas. A partir daí veio a ideia de um livro que saiu meio que automático, pois a história já estava viva”, completou.

Sobre o autor

Maviael Melo é um pernambucano radicado em Salvador há mais de 18 anos, que tem a inquietude dos “arteiros” que buscam fazer da arte sua fala e sua contribuição enquanto parte de um todo cultural.

Com dois CDs, um DVD e um vinil, o artista transporta nas canções e poesias versos de um Brasil atual. Com a chegada de Caminhos da Liberdade, Maviael agora soma sete livros publicados, cinco de poesia e cordel e dois romances. 

 

 

Leia também:

Parque Costa Azul será palco da Páscoa das crianças 

Aniversário de Salvador, Concerto de Páscoa da Osba, Ellen Oleria, Maria Menezes e muito mais; confira na agenda do Portal M! 

Rock in Rio anuncia rapper 21 Savage e cantor Akon no Palco Mundo 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política