Salvador é finalista no Music Cities Awards 2024 e concorre ao título de Melhor Cidade Global da Música

Resultado do prêmio será anunciado em dezembro, destacando o papel da música no desenvolvimento social e econômico


Iago Bacelar
Iago Bacelar 30/09/2024 21:28 • Cultura
Salvador é finalista no Music Cities Awards 2024 e concorre ao título de Melhor Cidade Global da Música -

A cidade de Salvador foi anunciada como finalista do prestigiado Music Cities Awards, concorrendo na categoria de Melhor Cidade Global da Música. A capital baiana disputa o título com as cidades canadenses de London e Brampton.

O prêmio internacional busca reconhecer a cidade que melhor utiliza a música como uma ferramenta de desenvolvimento social, econômico e cultural. O vencedor será conhecido em 7 de dezembro, durante uma cerimônia que acontecerá em Riyadh, na Arábia Saudita.

A seleção das finalistas está a cargo de um júri formado por especialistas internacionais, que avaliam as cidades com base em critérios técnicos. A candidatura de Salvador foi organizada pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Prefeitura, em colaboração com a Diretoria de Cultura da Secult.

Para Pedro Tourinho, secretário de Cultura de Salvador, figurar novamente entre os finalistas é uma demonstração do papel relevante que a cidade ocupa no cenário musical global. “A indicação reforça a potência cultural da capital baiana e a importância da música como um pilar central para o desenvolvimento local e internacionalização de Salvador”, afirma o titular da pasta.

Em 2023, Salvador já havia conquistado o prêmio na categoria Melhor Iniciativa de Turismo Musical no Music Cities Awards, em reconhecimento aos esforços para promover o turismo por meio da música, valorizando sua rica herança cultural e estimulando o setor turístico local.

Desde 2016, Salvador detém o título de Cidade Criativa da Música, concedido pela Unesco, o que reforça sua posição como um dos principais centros musicais do mundo. Esse reconhecimento contribui diretamente para o fortalecimento do turismo e da economia criativa da cidade.

“Estar mais uma vez como finalista do Music Cities Awards é um reflexo direto do potencial criativo e musical de Salvador, além das políticas que estamos desenvolvendo para fortalecer o ecossistema musical e promover a cidade no cenário internacional. Nosso objetivo é consolidar Salvador como uma referência mundial na música, honrando o título da Unesco que tanto nos orgulha”, ressalta Maylla Pita, diretora de Cultura da Secult.

Leia também:

24ª Peregrinação Tupinambá reúne mais de 5 mil pessoas e homenageia indígenas mortos no massacre de Cururupe

Daniel Arcades faz apresentação única de espetáculo sobre tempo e busca por praticidade

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais -
Cidades 21/04/2025 às 19:33

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais

Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países


Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’ -
Política 21/04/2025 às 18:41

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’

Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes


Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice -
Internacional 21/04/2025 às 17:52

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice

Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos


AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano -
Internacional 21/04/2025 às 17:04

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano

Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma


Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre -
BBB 25 21/04/2025 às 16:09

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre

Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil


Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro -
Cidades 21/04/2025 às 15:19

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro

Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada


Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase -
Esporte 21/04/2025 às 14:30

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase

Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h


ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026 -
Política 21/04/2025 às 13:40

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026

Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo


Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde -
Política 21/04/2025 às 12:50

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde

Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde


Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro -
Política 21/04/2025 às 12:00

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro

Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia