Pular para o conteúdo
Início » Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical

Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical

Escola Latieres Leite
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)
Escola tem previsão de inauguração em 2025 e vai reproduzir a metodologia de estudo musical do maestro

A Prefeitura de Salvador anunciou que vai homenagear o maestro Letieres Leite, que faleceu em 2021, colocando o seu nome na Escola de Música e Artes e Sala de Espetáculos, que deve ser inaugurada em 2025, no Comércio.

A consagração do músico se dá por conta de sua atuação na história da música de Salvador, contribuindo na invenção de uma nova metodologia de estudo musical para o Universo Percussivo Baiano (UPB), sendo essa a sua principal colaboração. Além disso, Letieres Leite promoveu a ‘Orkestra Rumpillezz’, que funde as matrizes percussivas do candomblé com o jazz, e criou o ‘Rumpilezzinho’, um laboratório socioeducativo voltado para jovens músico.

O método UPB é reconhecido internacionalmente e tem o seu espaço como objeto de estudo nas publicações acadêmicas da Universidades Federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo da Bahia (UFRB). Nesse cenário, as suas teorias de ensino musical são difundidas também ao redor do Brasil e exterior.

Durante seus mais de 30 anos de estudo musical, Letieres se aprofundou na presença sonora de elementos de matriz africana e no legado musical constituído pelas populações negras, se conscientizando que a música popular brasileira tem estrutura formada por meio de suas raízes negras.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), destacou a iniciativa do cenário cultural e afirmou que o intuito da homenagem é desenvolver uma variedade de talentos musicais na capital baiana. Segundo ele, a região da escola estará no maior quarteirão cultural do país, justamente como uma maneira de exaltar a contribuição do músico para a cidade de Salvador.

“Este projeto representa um marco no fortalecimento da economia criativa da nossa cidade e faz uma justa homenagem ao saudoso Maestro Letieres Leite, que tanto contribuiu para a cultura musical de Salvador e do Brasil. A Escola de Música e Artes será um verdadeiro celeiro de talentos, proporcionando aos jovens de Salvador as ferramentas necessárias para desenvolverem suas habilidades e se destacarem no cenário musical”, disse o prefeito.

A Escola de Música e Artes Letieres Leite conta com a casa das orquestras afro sinfônicas, sendo esse um elemento de força e identidade da cultura musical de Salvador. O espaço de formação promete reunir professores renomados da música brasileira, além de acolher interessados estudar a base da música afro-baiana e outros aspectos do mercado musical, como pós-produção, área técnica, produção executiva e composição audiovisual.

Leia também:

Instituto Flávia Abubakir investe em causas sociais, cultura, educação e preservação da história e da arte

Divulgação
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)