Pedro Corrêa do Lago destaca relevância histórica e artística de imagens raras da Bahia em novo livro

Publicada pela Editora Capivara, a obra já está disponível para compra em livrarias


Osvaldo LyraOtávio Queiroz
Osvaldo Lyra e Otávio Queiroz 11/12/2024 10:25 • Cultura
Pedro Corrêa do Lago destaca relevância histórica e artística de imagens raras da Bahia em novo livro - Equipe M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Hotel Fasano, em Salvador, foi palco, na noite da última terça-feira (10), do lançamento do livro Iconografia Baiana na Coleção Flávia e Frank Abubakir, uma obra monumental organizada pelo editor e pesquisador Pedro Corrêa do Lago. O livro reúne 269 reproduções de pinturas, aquarelas, gravuras, desenhos e mapas históricos, compondo o maior acervo privado de imagens da Bahia entre os séculos 17 e 19. Publicada pela Editora Capivara, a obra já está disponível para compra em livrarias.

Riqueza artística e documental da coleção

Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, Corrêa do Lago ressaltou a importância cultural e documental do material. “As imagens são dignas do que há de melhor em termos de arte produzida sobre o Brasil naquele período”, afirmou.

Entre os destaques mencionados pelo pesquisador estão mapas raríssimos, como o primeiro de Salvador, datado de 1624. Segundo ele, essas peças não são apenas obras de arte, mas também documentos essenciais para entender a história da Bahia e do Brasil.

“Você tem imagens do século XIX, antes da fotografia, nas quais os artistas já encaravam a paisagem como se fossem fotógrafos. É impressionante ver como, mesmo sem a tecnologia que temos hoje, eles conseguiram capturar detalhes que nos transportam para a época. Cada obra oferece uma janela para o passado, ajudando-nos a compreender melhor como a sociedade e o território baiano evoluíram ao longo dos séculos”.

Acervo acessível ao público

O lançamento do livro simboliza a consolidação de um projeto mais amplo: a digitalização e disponibilização pública da coleção. Por meio do site do instituto Flávia Abubakir, mais de 16 mil itens já estão acessíveis para pesquisadores, professores e interessados.

“Colecionar simplesmente para ficar nos porões não faz sentido”, declarou Corrêa do Lago.

A obra não só preserva a memória visual da Bahia, mas também ilumina caminhos para futuras pesquisas e descobertas. Para Corrêa do Lago, o verdadeiro desafio está em reconhecer e valorizar essas imagens como patrimônios vivos da história brasileira.

“É nossa responsabilidade preservar e compartilhar esse legado com as próximas gerações”, concluiu.

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador que descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026 -
Política 02/02/2026 às 07:30

Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026

Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'


Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT -
Cidades 02/02/2026 às 07:00

Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT

Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar


Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas -
Três Graças 02/02/2026 às 06:25

Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas

A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas


Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares -
Êta Mundo Melhor! 02/02/2026 às 06:20

Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares

Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela


Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise -
Coração Acelerado 02/02/2026 às 06:15

Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise

Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete


Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência -
BBB 26 02/02/2026 às 00:26

Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência

Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.


Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central -
Política 01/02/2026 às 23:00

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central

O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad


2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração -
Cultura 01/02/2026 às 21:37

2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração

Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás


Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra -
Cidades 01/02/2026 às 20:49

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso


Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva