Pular para o conteúdo
Início » Ministra da Cultura celebra abertura do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia

Ministra da Cultura celebra abertura do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia

Evento na Arena Fonte Nova conta com shows e reflexões sobre o papel do artesanato na economia e na cultura brasileira

Salvador recebe o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) neste final de semana, na Arena Fonte Nova. O evento tem entrada gratuita e contará com shows de Mariene de Castro, Paulinho da Viola e Jau. Durante a abertura, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, conversou com exclusividade com o editor chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, e destacou que o Festival representa um “grande momento” na retomada do fomento cultural.

“Está na hora mesmo de fortalecer essa produção tão importante, tão diversa, tão imensa que é a produção do artesanato brasileiro, e ver que aqui na Bahia se inaugura um Festival Nacional do Artesanato, eu acho que é um grande momento para justamente aproveitarmos esse retorno do fomento cultural”, ponderou.

A ministra também comentou sobre a relevância de trabalhar em conjunto com o Ministério de Pequenas Empresas e Empreendedorismo e do Turismo para fortalecer cada vez mais o crescimento e o desenvolvimento dessa economia. Segundo ela, para além da memória, existe um importante fator econômico no fazer cultural e artístico.

Margarete sempre teve um interesse voltado para o empreendedorismo e para o fomento ao trabalho das mulheres, das artesãs. Segundo a ministra, este é um momento para celebrar. “Quando nos lembramos do processo quando começamos com a fábrica cultural, depois veio o Mercado Iaô, e também essa parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tudo isso nos ajudou a desenvolver”, disse.

A ministra enfatizou ainda que mesmo após um ano e meio de sua saída da presidência da Fábrica Cultural, as ações continuam ocorrendo, como é o caso da FENABA. “Agora estamos vendo aqui concretizar esse momento nacionalizando toda essa beleza e ver a equipe da SETRE, que sempre teve sensibilidade com o artesanato, capitaneando isso, eu acho fantástico. Eu acho que realmente é um momento que devemos celebrar e todo mundo também deve apoiar. É importante o apoio da sociedade civil para que este projeto se fortaleça e se materialize”, finalizou.

Confira a entrevista na íntegra:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)

Leia também:

Feira Artesanato da Bahia promove salão de negócios e oficinas neste fim de semana; confira

Mariene de Castro, Mari Fernandez, Xand Avião, João Gomes, Dorgival Dantas, Luedji Luna, Julian Marley, Luiz Caldas, Leo Estakazero e muito mais; confira na agenda do Portal M!

Margareth Menezes realizará turnê pela Europa durante férias ministeriais

Marcações: