Pular para o conteúdo
Início » Ministra da Cultura celebra abertura do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia

Ministra da Cultura celebra abertura do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Evento na Arena Fonte Nova conta com shows e reflexões sobre o papel do artesanato na economia e na cultura brasileira

Salvador recebe o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) neste final de semana, na Arena Fonte Nova. O evento tem entrada gratuita e contará com shows de Mariene de Castro, Paulinho da Viola e Jau. Durante a abertura, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, conversou com exclusividade com o editor chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, e destacou que o Festival representa um “grande momento” na retomada do fomento cultural.

“Está na hora mesmo de fortalecer essa produção tão importante, tão diversa, tão imensa que é a produção do artesanato brasileiro, e ver que aqui na Bahia se inaugura um Festival Nacional do Artesanato, eu acho que é um grande momento para justamente aproveitarmos esse retorno do fomento cultural”, ponderou.

A ministra também comentou sobre a relevância de trabalhar em conjunto com o Ministério de Pequenas Empresas e Empreendedorismo e do Turismo para fortalecer cada vez mais o crescimento e o desenvolvimento dessa economia. Segundo ela, para além da memória, existe um importante fator econômico no fazer cultural e artístico.

Margarete sempre teve um interesse voltado para o empreendedorismo e para o fomento ao trabalho das mulheres, das artesãs. Segundo a ministra, este é um momento para celebrar. “Quando nos lembramos do processo quando começamos com a fábrica cultural, depois veio o Mercado Iaô, e também essa parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tudo isso nos ajudou a desenvolver”, disse.

A ministra enfatizou ainda que mesmo após um ano e meio de sua saída da presidência da Fábrica Cultural, as ações continuam ocorrendo, como é o caso da FENABA. “Agora estamos vendo aqui concretizar esse momento nacionalizando toda essa beleza e ver a equipe da SETRE, que sempre teve sensibilidade com o artesanato, capitaneando isso, eu acho fantástico. Eu acho que realmente é um momento que devemos celebrar e todo mundo também deve apoiar. É importante o apoio da sociedade civil para que este projeto se fortaleça e se materialize”, finalizou.

Confira a entrevista na íntegra:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)

Leia também:

Feira Artesanato da Bahia promove salão de negócios e oficinas neste fim de semana; confira

Mariene de Castro, Mari Fernandez, Xand Avião, João Gomes, Dorgival Dantas, Luedji Luna, Julian Marley, Luiz Caldas, Leo Estakazero e muito mais; confira na agenda do Portal M!

Margareth Menezes realizará turnê pela Europa durante férias ministeriais

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)