Festival Capão in Blues 2025 reúne artistas locais e internacionais e registra aumento de público de 50%

Praça da vila recebeu moradores e turistas que acompanharam os shows


Redação
Redação 21/11/2025 19:01 • Cultura
Festival Capão in Blues 2025 reúne artistas locais e internacionais e registra aumento de público de 50% - @olhosdelincefilmes
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O primeiro dia da segunda edição do festival internacional Capão in Blues aconteceu, nesta quinta-feira (20), no Vale do Capão, Chapada Diamantina. A praça da vila recebeu moradores e turistas que acompanharam a abertura com a multiartista chapadense Calu Manhães, ao lado do Candombá Blues Dab (CBD), em uma noite marcada por música, interação e diversidade cultural.

“Nunca tava muito dentro do blues, então eu mergulhei mesmo dentro desse universo. Recentemente tive até nos Estados Unidos, onde nasceu o blues… então trazer toda essa referência nesse dia, que é o dia da Consciência Negra, é uma honra também estar aqui representando isso”, afirmou Calu.

Foto: @olhosdelincefilmes

Artistas locais e internacionais

Na sequência, a norte-americana Alma Thomas, acompanhada pela pernambucana Uptown Band, apresentou um repertório contemporâneo.

“Conheço o Giovanni e a Adriana há muito tempo… e também é a segunda vez no Capão in Blues. Então eu estou muito feliz, muito agradecida a Eric Asmar, que aposta no nosso trabalho. As músicas que eu vou cantar hoje são muito próximas ao meu coração. Canto na noite carioca há muito tempo e eu estou muito feliz de poder compartilhar isso com a galera do Vale do Capão”, declarou Thomas.

A vocalista Adriana Papalelo afirmou que estrear no Capão in Blues foi uma honra. O baterista e produtor Giovanni Papaleo reforçou a recepção calorosa do público.

“É uma satisfação muito grande a gente estar aqui a convite do Eric, da produção do evento. Estar nesse evento maravilhoso, nessa terra fantástica. A gente vai levar muitas lembranças e uma vontade grande de voltar”.

O encerramento contou com Rosa Marya Colin, prestes a completar 80 anos, acompanhada do gaitista Jefferson Gonçalves.

“Na primeira vez que eu conheci o Capão e também vim tocar, foi com o Eric Asmar, um dos curadores desse festival. O festival já está dando certo, uma mistura de música de qualidade, grupos, jazz, o Capão tem essa energia. Então é muito bom voltar, a gente vai voltar nas próximas também”, disse Jefferson.

Rosa Marya Colin destacou a importância do festival e a origem do blues. “Eu estou muito feliz de estar aqui no meio do Capão, fazendo um festival de blues, que é uma coisa que consideram elite, mas o blues tem a mesma origem do samba, veio lá da pobreza, lá dos lamentos. Eu estou muito feliz de estar aqui no meio dessa naturez. Hoje São Pedro abençoou com uma chuva linda, um show maravilhoso”, disse.

Curadoria e expansão

O empresário Ildázio Tavares Jr., idealizador do festival, destacou a evolução desde a primeira edição. Ele frisou que o projeto iniciou há três anos inspirado no Festival de Jazz no Capão e, neste período, passou por diversas mudanças.

Segunda edição cresceu 50% em relação ao primeiro ano.
Foto: @olhosdelincefilmes

“Estou muito feliz por ter começado com duas mãos e hoje temos 300 mãos trabalhando. Não existe obra de um homem só. Ver o que está acontecendo, esse palco maravilhoso, tanta gente reunida, são exatamente 150 pessoas envolvidas entre artistas, técnicos, mídias sociais. Enquanto criador, sou muito feliz com isso e tenho certeza que vem o ano 3, 4, 5”.

O guitarrista, pesquisador e curador Eric Assmar afirmou que o Vale do Capão estava há alguns dias sem chover, o que mudou exatamente na estreia do evento, o que não afastou o público.

“Mesmo com essa chuva, o pessoal não deixou de comparecer e, mais do que isso, interagiu muito com os shows. Do primeiro momento do show da Calu Manhãs com a banda CBD até o último acorde do show da Rosa Maria Collin com Jefferson Gonçalves a gente tinha ainda muita gente curtindo e muita gente receptiva”, disse.

Segundo a organização, esta segunda edição cresceu 50% em relação ao primeiro ano, movimentando a economia criativa, fortalecendo fornecedores locais e incentivando o turismo sustentável.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

PF amplia ofensiva contra Banco Master, cumpre mandados na Bahia e mira Nelson Tanure -
Política 14/01/2026 às 10:34

PF amplia ofensiva contra Banco Master, cumpre mandados na Bahia e mira Nelson Tanure

Nova etapa da Operação Compliance Zero aprofunda apuração sobre fraudes financeiras e determina bloqueio bilionário


Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia -
Vixe 14/01/2026 às 09:58

Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores


Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite -
BBB 26 14/01/2026 às 09:32

Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite

Primeira disputa pela liderança atravessa a madrugada, tem eliminações em sequência, clima tenso entre participantes, conversas de jogo e reflexos da apresentação prolongada dos Camarotes


Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão -
Esporte 14/01/2026 às 09:01

Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão

Copinha 2026: mesmo com atuação valente contra Palmeiras, Rubro-negro é eliminado nos pênaltis em meio à polêmica de arbitragem


Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira -
Cidades 14/01/2026 às 08:30

Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira

Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo


Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações -
Esporte 14/01/2026 às 08:00

Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações

Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026


57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança -
Artigos e afins 14/01/2026 às 07:55

57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança

O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.


Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar -
Cidades 14/01/2026 às 07:30

Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar

No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho


Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa -
Cidades 14/01/2026 às 07:00

Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa

Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa


Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia -
Cidades 13/01/2026 às 23:00

Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia

Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia