Música e artesanato tomam conta da Arena Fonte Nova neste sábado com shows de Geraldo Azevedo, Pedro Pondé e Sued Nunes
Fenaba conta com programação gratuita, oficinas, cursos e apresentações culturais até domingo
Léo Braga
A 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba) segue movimentando Salvador neste final de semana, consolidando-se como um dos principais encontros do setor artesanal do país. O evento, que começou na última quinta-feira (9), ocupa a Arena Fonte Nova com expositores de todas as regiões do Brasil, oferecendo ao público uma experiência completa de cultura, aprendizado e música.
Neste sábado (11), a programação promete atrair um grande público com os shows gratuitos de Sued Nunes, Pedro Pondé e Geraldo Azevedo, que sobem ao palco a partir das 17h30. A iniciativa, promovida pelo Governo da Bahia, tem como objetivo fortalecer o artesanato como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural, valorizando o trabalho manual e as tradições populares.
Artesanato de todo o país ocupa a Arena Fonte Nova
Nos estandes montados na Arena Fonte Nova, visitantes e artesãos compartilham experiências e trocam saberes sobre técnicas e tradições que representam a diversidade cultural brasileira. O público encontra uma grande variedade de produtos, incluindo peças em cerâmica, bordados, esculturas em madeira, biojóias, arte indígena, acessórios de moda, roupas e tricot.
Durante a sexta-feira (10), o evento recebeu a visita da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, e do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, que destacaram a importância do Fenaba para a valorização do setor artesanal baiano e nacional.
A cozinheira Helena Conceição, uma das visitantes, contou que foi ao festival em busca de itens para sua casa e trabalho.
“Quando fiquei sabendo do Festival, logo pensei que era a oportunidade de fazer boas compras para decorar minha cozinha e levar itens para o meu trabalho. Encontrei pratos de barro, talheres de madeira e também panos de prato decorativos”, relatou.

Crédito: Leo Braga
Oficinas e cursos fortalecem o empreendedorismo artesanal
Além da feira de produtos, o Fenaba também promove uma intensa programação formativa. Nesta sexta-feira e sábado, os cursos de Gestão de Marca e Identidade Visual e Processo Criativo e Definição de Produto destacaram a importância de qualificar o artesão como empreendedor.
As artesãs Ana Silva e Edna Oliveira aproveitaram as atividades para ampliar conhecimentos. As duas estão abrindo um ateliê de brincos e argolas artesanais e viram no festival uma oportunidade de aprendizado.
“Aproveitamos a sexta-feira para entender melhor como funciona na prática uma empresa. Estamos abrindo juntas um ateliê de brincos e argolas, tudo de forma artesanal. Aqui no FENABA, encontramos um auxílio para realizar nosso sonho. Espero um dia trazer nossa empresa também aqui para o Festival”, afirmou Edna.
Cultura indígena e ancestralidade em destaque
Entre os estandes que mais chamaram a atenção está o do artesão Jacarandá Tupinambá de Olivença, que levou à Fenaba produtos feitos em sua comunidade. Ele destacou o valor simbólico e identitário do trabalho indígena.
“Apresentamos aqui nossa identidade e nossa cultura. Quando a pessoa adquire um produto da gente, ela está levando uma marca do povo indigena e a nossa força ancestral”,, disse Jacarandá.
A presença de grupos indígenas e quilombolas reforça o caráter diverso e inclusivo do evento, que busca preservar tradições e incentivar a transmissão de saberes entre gerações.
Música baiana encerrou a sexta e abre o sábado em grande estilo
O segundo dia do festival, na sexta-feira (10), terminou com uma noite vibrante de apresentações de Laiô, Sertanília e Filhos de Jorge, que empolgaram o público e celebraram a força da música baiana. As performances transformaram o espaço da Arena Fonte Nova em um grande encontro de ritmos e estilos.
Os vocalistas da banda Filhos de Jorge destacaram a importância do festival na integração entre música e economia criativa. Já a cantora Laiô ressaltou a emoção de cantar no evento representando seu território e suas raízes.
Programação de sábado e domingo
O Fenaba continua até o domingo (12), com atividades que unem formação, arte e entretenimento. Neste sábado (11), o público pode conferir cursos, oficinas e shows ao longo do dia.
Sábado, 11 de outubro
Manhã:
- 08h30 – Welcome Coffee (Auditório)
- 09h00 – Painel: Letras e Ritmos – A sinfonia do artesanato da Bahia (Auditório)
Tarde:
- 13h00 – Feira aberta ao público
- 14h00 – Venda de artesanato e oficinas do SESC
- 14h00 – Cursos: Gestão de Marca e Identidade Visual e Processo Criativo e Definição de Produto
- 16h00 – Encontro de Crocheteiras
Noite:
- 17h30 – Show de Sued Nunes
- 19h00 – Show de Pedro Pondé
- 20h30 – Show de Geraldo Azevedo
Domingo, 12 de outubro
Manhã:
- 10h00 – Feira aberta ao público
- 11h00 – Venda de artesanato
- 11h00 – Recreação SESC
Tarde e noite:
- 12h00 – Oficina SESC
- 14h00 – Cursos teóricos
- 16h00 – Show de Tio Paulinho
- 18h00 – Encerramento com show do Olodum
Mais Lidas
Cultura
Raimundos abre show da turnê do Guns N’ Roses na Arena Fonte Nova em abril
Últimas Notícias
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas